quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pesquisa histórica sobre a Harmônica Brasileira

Olá, Harmonicistas Brasileiros ou residentes no País!

Sou “Luiz Rocha” para uns, “Rochaharmônica” para outros. Gaitista, endorsee da Bends Harmônicas residente em Salvador/Ba. Além de músico atuante na cena soteropolitana, ministro workshops e venho difundindo a harmônica em projetos, a exemplo do Papo de Gaita (www.papodegaita.com). Contudo, minha maior dedicação, atualmente, tem sido a uma pesquisa que procura resgatar a história da Gaita Nacional.

Tudo começou quando, há um ano atrás, em 2009, tive a idéia de escrever para meus alunos uma apostila sobre “história da gaita”. Tomei gosto pelo assunto e não consegui parar, de forma que, talvez, esta possa vir a se tornar uma das maiores pesquisas já realizadas sobre o tema no país. A intenção é reunir, de modo jamais feito, num só espaço, informações que estão espalhadas e as que estão quase perdidas, catalogando acontecimentos que marcaram a história deste instrumento no Brasil. Aconselharam-me a escrever um livro ou desenvolver um site. Pois bem, ainda não sei o que farei com o material, mas, de qualquer forma, sinto que o instrumento implora a existência do conteúdo, que por si só, me dará uma luz.

Tenho me comunicado e trocado muitos emails com veteranos, grandes nomes, como Sydney Barreto (Trio Continental de Gaitas e Anjos da Gaita), Wilton Barbosa (Gaiteiro Pernambucano) e cheguei a trocar emails com Nadruz Filho (Filho do Edu da Gaita). Recebi deles uma gama de informações e material, desde fotos, releases, depoimentos e histórias, tudo por email, gravações, comentários etc. Até me passaram endereços e emails de gaitistas que imaginava já terem falecido, como o solista Zesinho de Lima (Kley William) e Sigmund Gargitter (um dos melhores baixistas – gaita baixo – do Brasil) que integrou os “Harmonipops” e o Trio “Os Harmonicistas”. Estou, aos poucos, juntando as peças do quebra-cabeça (o que é um trabalho bem difícil e exige muito estudo, tempo e paciência). Seria de extrema importância para o sucesso desta pesquisa e o conseqüente aumento da valorização do Harmonicista Brasileiro que eu obtivesse maiores informações sobre o tema por parte daqueles que entendem do assunto e possuem grandes histórias para contar. Tudo que preciso é que COLABOREM, pois a gaita brasileira merece isso.

Como contribuir: Envie material para o email rochaharp@gmail.com ou solicite por este mesmo email o meu endereço físico para envio.

Basta responder às perguntas das entrevistas que realizarei por email, carta, telefone ou presencialmente - IMPORTANTE ENFATIZAR DATAS OU ANO DOS ACONTECIMENTOS CONTADOS. Pode-se, ainda, estabelecer relações do tipo “na mesma época em que”. Se não souberem das respostas, pensem se há alguma forma de me ajudar a encontrá-las. Podem sugerir tópicos, enviar fotos, vídeos de entrevistas e documentários, links, indicar leituras, qualquer informação é de grande valia. Tracei um plano de trabalho e pretendo unir nesta empreitada 100 anos de história, de 1910 até 2010. Já ouvimos muita história dos outros. Agora vamos contar a nossa história!

ATUALMENTE, NECESSITO DE TUDO O QUE PUDER SABER SOBRE:

Os “gaiteiros” (essa era a nomenclatura utilizada há anos atrás) que nasceram e atuaram entre os anos de 1915 e 1940, como Manoel Xisto (Fred Williams), Eduardo Nadruz (Edu da Gaita), Sigmund Gargitter, Clive Popbaun, Zesinho de Lima (Kley William), dentre outros da mesma época. Basicamente, o que preciso saber sobre cada um deles são suas respectivas histórias com a harmônica, curiosidades em geral, desde quando e como começaram a tocar, citando as suas maiores influências, os primeiros instrumentos, os colegas gaiteiros que conheceram e os trabalhos mais importantes que julgam ter feito no sentido de disseminar a harmônica.

Obrigado!

Luiz Rocha

--
Atenciosamente:
Luiz Rocha – Gaitista profissional (aulas, workshops, gravações, shows).
Cel - (71) 99555813
Aquisição do método e cd´s – luizrocha@bends.com.br

Visite os sites:
www.luizrochaharmonica.com
www.bends.com.br
www.papodegaita.com

2 comentários:

  1. Kley William esta vivo e muito bem obrigada

    ResponderExcluir
  2. Me desculpe mais não sou anonima, sou nora de Kley Willians. Tenho muito orgulho dele pode ter certeza.
    Abçs

    ResponderExcluir