quarta-feira, 16 de março de 2011

Nova Marine Band Thunderbird: tonalidades super graves

A nova gaita terá tonalidades epecialmente graves, até LLF. A chapa de cobertura inferior tem um perfil cônico, porpiciando mais espaço para as palhetas graves aspiradas. Esse tipo de chapa de cobertura foi desenvolvido há muito tempo pelo Joe Filisko, que assina esse modelo.
Eu toquei em protótipos dessa gaita em novembro de 2009 (ou talvez antes, não me lembro ao certo) e sei que funcionam. Ainda não tinha visto a foto do modelo final, aqui está.

A gaita será lançada durante a Feira de Música de Frankfurt e a imagem acima vazou através de um press release que foi lançado no site da feira, mas que não está mais no ar. Mas o Google Cache sabe tudo, até esse Press Release ainda está por .

Aproveito, então, para explicar os tons graves e supergraves nas gaitas diatônicas.

Normalmente, as gaitas diatônicas estão disponíveis de G (sol) a F# (Fá sustenido). G é a gaita mais grave, F# a mais aguda. A gaita C é uma gaita de tonalidade média, também um dos bons motivos para ser a primeira gaita a ser comprada por um iniciante.

Porém há momentos em que uma gaita em tonalidade normal é muito aguda, como é o caso da gaita em F, muito utilizada. Em algumas músicas, o fato dela ser muito aguda é ótimo, pois propicia solos marcantes e destacados. Em outros casos, sinceramente, irrita. É aguda demais. Para esses casos foram desenvolvidas gaitas em tonalidades graves, afinadas uma oitava abaixo da oitava original. Essas gaitas são identificadas por um L maiúsculo junto à tonalidade básica. No meu exemplo, a gaita em Fá grave é identificada pelas letras LF, que significam Low F em inglês. Essas são então, as tonalidades graves:

  • LF#
  • LF
  • LE
  • LEb
  • LD
Esses tons já existem há um bom tempo, mas nem sempre são fáceis de serem achados. Adicionalmente, vale destacar a gaita em Dó grave, LC. Até alguns anos atrás, os únicos modelos dessa tonalidade eram as Marine Band 364 e 365. Essas gaitas são diatônicas maiores, com 12 e 14 orifícios respectivamente, com um espaçamento maior entre orifícios. Elas são feitas utilizando-se palhetas de gaitas cromáticas, afinal, as gaitas de 64 vozes, começam nesse tom. Olhando no catálogo online da Hohner, porém, vi que essas gaitas não têm páginas próprias, talvez estejam sendo substituídas pelas novas MBTB. O que faz sentido.

Qme prestou atenção viu que, de LC a F#, então, todos os tons, exceto um, estão representados. O que falta é a LC#, mas essa é uma gaita que muito raramente é usada.

Completando a linha tradicional de tons da Hohner falta mencionar ainda o tom Sol agudo, ou High G, abreviado por HG. É uma gaita em G afinada uma oitava mais aguda que a em G normal, boa para solos e passagens rápidas.

Entra na história a Seydel, marca alemã da Saxônia que trouxe muitas inovações desde que ressurgiram das cinzas a anos atrás. A Seydel percebeu que poderia popularizar o seu nome oferecendo a gaitistas dedicados afinações especiais que não podiam ser obtidas facilmente de outros fabricantes. Afinações em tons menores, afinações cromáticas como a diminuta e a aumentada e, o que é relevante para esse artigo, tons graves, agudos e supergraves.

A Seydel introduziu o conceito de gaitas supergraves, oferecendo os seguintes tons além dos mencionados acima:

  • LB
  • LBb
  • LA
  • LAb
  • LG 
  • LLF# (repare no L duplo, denotando 2 oitavas mais graves que a gaita normal)
  • LLF
As primeiras eram gaitas graves customizadas, com as palhetas mais graves tendo sido feitas mais pesadas nas pontas com a adição de metal via solda. Hoje em dia eles fazem palhetas especiais graves (mas não sei se para todos os tons). Eu também já toquei em Seydels LLC e LLB, porém essas são mais curiosidades do que outra coisa.

Além das supergraves, a Seydel foi a primeira a oferecer as gaitas HAb e HA, o que faz deles a fábrica com o maior espectro de tonalidades no mercado. Com a Thunderbird, a Hohner chega perto. E como a gaita é baseada na Marine Band Crossover, todos os componentes são de alta qualidade. O que deve vir a um certo preço, claro.

Abaixo o texto original do press release da Hohner.
Blowin‘ up a storm
A new dimension of deep-toned harmonica playing! The Marine Band Thunderbird combines innovative new developments from market leader Hohner with cover design credited to legendary customizer Joe Filisko to create the benchmark for Low- and Low Low-key diatonics.
This revolutionary new model offers unprecedented volume and response in the low register, while all but eliminating reed rattle. Break new ground with the meanest, fattest low-down sound around!
· Unique conical lower cover form prevents reed rattle
· Improved cover design eliminates sharp edges
· Special new reed profiles enable fast, consistent response even at low pitch
· Triple laquered water resistant laminated bamboo comb (patented) ensures
greater volume and faster response.
· Bevelled channel openings, rounded outer corners and de-burred reed plate
edges ensure greater playing comfort
· Practical soft case with zipper closure keeps dust out but lets air in
· Full constructional compatibility with Marine Band Deluxe and Crossover
models
· Tested and recommended by leading international players.

7 comentários:

  1. Matéria muito boa, com certeza!!!

    gostei muito de saber das novidades e ainda ter essa aula prática sobre afinações (risos!!!).

    É isso, um grande abraço e "inté"!!!

    Waldo Dalvi - Vila Velha - ES.

    ResponderExcluir
  2. Em breve Thunderbird à venda na www.harmonicamaster.com.br , mas primeiro vão completar meu case !

    ResponderExcluir
  3. Cara, excelente postagem, parabéns.
    Sou um amante de harmônicas (embora nunca tenha saído da heringer free blues, super blues e bends Anima), mas enfim, confesso, me falta dedicação. Entretanto, gosto dos sons mais graves (minha preferida é a G), onde posso encontrá-las por um preço acessível?

    ResponderExcluir
  4. olha, o mais barato que tem é alguém trazer dos states prá vc, de alguma loja tipo kevin's harp. No brasil, os preços da harmonicamaster são os melhores que eu conheço.

    ResponderExcluir
  5. Finalmente chegaram no Brasil as gaitas Thunderbird, mais uns 10 dias estarão disponíveis na loja www.harmonicamaster.com.br

    ResponderExcluir
  6. Pedro Tosi (Peter Harp)20/08/2012, 14:23

    Exatamente a uns 3 minutos atráz mandei um e-mail para o Flavio Guimarães perguntando sobre as mesmas, pois ele tinha falado sobre as gaitas nas afinações so que graves, é destas dúvidas tiradas aqui que precisava saber.... muito obrigado... ALGUÉM TEM CONTATO COM QUEM TRAGA HOHNER MAIS BARATO PRO BRASIL? abraço. Pedro Tosi(Peter Harp)

    ResponderExcluir
  7. Finalmente disponível no Brasil no link abaixo:

    http://www.harmonicamaster.com.br/loja/produto-111410-3045-gaita_hohner_marine_band_thunderbird_low_frete_gratis

    Recomendo a gaita é forte, muito grave.

    ResponderExcluir