quinta-feira, 31 de maio de 2007

Censura na Web

UPDATE: Leandro Ferrari acabou com o cargo de mediador e liberou os posts na comunidade

Discutir sobre quem é o pior gaitista é saudável?
Vai saber agora né! Deve ser! RS! Pelo tamanho do tópico!
A questão é observar como o restante da comunidade se comportou, em relação ao assunto! Não se manifestaram!
Sabe por que? Por que o problema não é de quem escreve e sim de quem lê!
Vcs tem razão as pessoas podem escrever o que quiserem, serem o que quiserem, bem quistos ou não, respeitados no meio ou não, e o problema é de quem lê! Quem da atenção, quem apoia, quem acha legal estar em foco, seja da forma que for..tocando, discutindo, brigando, criticando! O engraçado nesta história toda é que o primeiro cara a ser agredido dentro do tópico citado foi o próprio criador do tópico...e por um anônimo....viva a Democracia!(...)por isso essa comunidade agora não tem mais "MEDIADORES" veja bem a palavra é mediador e não "moderador", pois acho uma tremenda injustiça envolver tantos amigos em tanta polêmica. Já que eu criei essa porra, eu me responsabilizo por ela sozinho! E até a próxima cituação, pois agora nada mais aqui será apagado.... e me desculpem pelos tópicos dos que estam pra brincar e criar inimigos ou ver o circo pegar fogo!


Bem, não é a primeira vez que eu entro na comunidade do Orkut Gaita Brasil e vejo um post meu ser arbitrariamente apagado.

O último a ser apagado foi o "e o pior gaitista?". Fiz questão de capturar a tela antes pq eu sabia que não seria a primeira nem a última vez.

E por que isso? Por causa de uma longa discussão que surgiu no gaita-l quando uma menina chamada Melissa apareceu na lista, com um monte de opiniões polêmicas. Imediatamente, várias pessoas responderam, algumas argumentando civilizadamente na lista, outras enviando críticas ao email pessoal dela.

Eu, que já fui administrador do gaita-l por vários anos, fico muito feliz que as pessoas que continuam na administração por lá prezem pela liberdade da Melissa de opinar e condenem a atitude de quem responde com pedras. A própria estrutura do gaita-l, por ser uma lista não-moderada de emails, primeiro publica (e não tem como "despublicar") e depois, caso seja um spam ou um off-topic, pode ser moderada ou não.

Já no caso da comunidade do orkut, não foi a primeira vez. Mas desta vez, a comunidade conta com vários gaitistas famosos, como Jefferson Gonçalves, Vasco Faé e Sérgio Duarte que constam como "moderadores", além do "administrador", o velho e bem conhecido Leandro Ferrari, daqui de BH, fundador da comunidade.

Imaginei que desta vez, com um pool de moderadores, a lista estaria com critérios menos arbitrários de censura, se é que censura de posts que não são spams ou off-topic é algo que deva ser aceito. Mas o orkut dá poderes demais. E onde há excesso de poder e falta de mecanismos regulatórios, há abusos.

Muito provavelmente, se meu post foi considerado "queima-filme" ou "de mal gosto", eu fico imaginando quantos milisegundos pessoas como a Melissa teriam durado na comunidade.

Eu não sei a galera mais nova, que está acostumada a ver a censura explícita de longe, no noticiário da TV, enquanto formas mais silenciosas de censura podem estar bem debaixo de seus narizes, na sua cidade, no seu estado, no seu país. Por ter nascido em 75, eu peguei, ainda na infância, alguns aninhos de ditadura e pude ver na pele como é viver num país onde você tem medo do que diz, do que escreve e principalmente, do que pensa.

Se você é novo o suficiente para não se lembrar do Tancredo e das Diretas Já, infelizmente você perdeu a oportunidade de vivenciar um processo em que as pessoas experimentavam como era ser livre.

A tal da liberdade que tanto prezamos (eu pelo menos gosto bastante) inclui PRINCIPALMENTE a liberdade das pessoas que dizem O QUE NÃO QUEREMOS OUVIR. Obviamente que não me refiro à falta de respeito pura e simples, a ameaças, a agressões. Me refiro às pessoas poderem, **por direito**, falarem o que pensam.

E falando em respeito, acho que o mínimo seria informar ao dono do post apagado o motivo pelo qual ele foi apagado. Minto, o mínimo, para os **meus padrões**, seria permitir que as pessoas postassem e discutissem. Apagar post, expulsar gente de comunidade, isso prá mim é resultado da falta de argumento. Quem não argumenta, morde.

Ética é um exercício. É muito fácil permitir e ouvir aqueles que concordam com você, mas isso não é liberdade de expressão. A tal da liberdade é justamente quando as pessoas, como a Melissa, que estão fartas de determinadas coisas, possam falar livremente sobre estes podres que todo mundo gosta de varrer para baixo do tapete.

Simplesmente lastimável. Espero sinceramente que a administração e moderação da comunidade repensem suas atitudes. É triste batalhar tantos anos sob a ditadura, vendo gente morrer, fugir e desaparecer, para depois de conquistada a democracia, vermos as coisas andarem para trás.

23 comentários:

  1. Só uma coisa, o que não entendo é porque vc não colocou um tópico tão mesquinho como "quem é o pior gaitista" aqui em seu blog antes de ir sujar a comunidade.
    Leonardo, você ainda não aprendeu a diferença entre liberdade de expressão e liberdade de ir e vir.
    Afinal com um tópico ridiculo e amador como esse, a única coisa que vc fará, será prejudicar os acusados. (não que vá prejudicar demais não)

    Entenda prezado humano, que esse tipo de tópico não constroi, apenas destroi, principalmente quando se vê um coitado qualquer falar mal do Benê, um gaitista nacional de primeira grandeza.
    Mais liberdade que vc tem em sua lista "Gaita L" impossível. Lá na comunidade a gente preza a união, e esse tipo de tópico semea a desunião, é aquela coisa, na sua casa vc fala o que você quiser, mas na casa dos outros tem que ficar de boa, e seguir os costumes da casa. entenda isso, seguir os costumes da casa.

    Por tanto saiba que seu tópico foi tirado da comunidade por ser considerado inútil, formatado por alguem que não tem carinho pelas pessoas que se dedicam e amam esse instrumento tão bom de se tocar.

    ResponderExcluir
  2. saiba, senhor(a) anônimo, que sou amigo do benê e que apenas respondi a brincadeira (supus que era brincadeira pois tinha um smile) de quem falou que o pior gaitista talvez fosse um computeiro (eu) dizendo que o benê também já foi computeiro.

    e pq se manter anônimo? este blog não vai apagar seu comentário...

    ResponderExcluir
  3. no fim das contas, acho que vc sintetizou bem o pensamento.

    (...)"na sua casa vc fala o que você quiser, mas na casa dos outros tem que ficar de boa, e seguir os costumes da casa. entenda isso, seguir os costumes da casa."(...)

    bem, eu entendo o gaita-l e o orkut como espaços PÚBLICOS.

    se eu fosse DONO do gaita-l, eu poderia impor minhas regras. Mas como o dono do gaita-l são TODAS AS PESSOAS QUE ESTÃO NA LISTA, então os interesses da lista estão acima dos interesses pessoais do administrador.

    quem é o DONO do gaita-brasil? os moderadores estão lá para VIABILIZAR ou para CENSURAR?

    uma coisa é responder meu post, publicamente, e dizer "olha, acho seu post pouco produtivo e mesquinho". Será que todo mundo pensa assim?

    outra coisa é apagar o post na surdina. aliás, nossos nobres políticos também são chegados em aumentar os próprios salários na surdina também...

    ResponderExcluir
  4. Quase que me arrependo do bafafá que causei ao defender o caso da Melissa na gaita-l. No fundo, não vou me preocupar. Enquanto não saírem ofensas pessoais concretas e o nível não baixar demais, prefiro deixar o pau comer do que tosar alguém. Mas isso sou eu e meus ideais.
    Acharia legal a atitude do anônimo de expôr o seu ponto de vista diametralmente opoosto ao do Kenji. Só não concordo que seja anônimo. Não precisa, né? Argumentar é um exercício bom, e não machuca. Além do quê, anonimidade não protege ninguém. Pena.
    Por outro lado, não é briga minha, não quero me intrometer demais.

    ResponderExcluir
  5. Só queria acrescentar que o sr. anônimo perdeu uma **excelente** oportunidade de apresentar esses argumentos ao Kenji (que nunca teve medo de colocar a cara a tapa) dentro da comunidade. Isso seria honesto, justo e civilizado. Se a idéia do tópico é infeliz que seja discutido e criticado dentro da realidade da comunidade. Simplesmente tirar o tópico além de autoritário beira a infantilidade(como se esconder atrás do anonimato).

    ResponderExcluir
  6. Isso, vcs tem razão, é injusto eu entrar como anônimo,
    confesso que fiquei chateado com esse tópico, me desculpa inclusive se fui ofensivo e anonimo.
    Bom, vocês tem razão em querer discutir se o tópico é produtivo ou ofensivo.
    Realmente não tinha entendido como brincadeira o comentário sobre o Benê. Assim como quando me refiro a "casa" eu me refiro a comunidade, como espaço de pessoas que tem uma certa idéia. Sim é um espaço publico que segue um certo envolvimento.
    Então pra não prolongar mais eu proponho que todos fiquemos em paz, e criemos um tópico:

    Discutir sobre quem é o pior gaitista é saudável?

    ResponderExcluir
  7. Oi Vasco!
    Legal que você tenha assinado! Assim, discutir dá gosto!
    Forte abraço aqui da Alemanha,
    Bresslau

    ResponderExcluir
  8. antes de mais nada, gostaria de chamar sua atenção, Vasco, para reler seus dois posts, um anônimo, e outro assinado, para você notar a diferença de tom em cada um.

    eis pq fico feliz que vc tenha decidido assinar os posts

    desculpas aceitas, acho que discutir o pior gaitista tão saudável quanto discutir o melhor gaitista, pq uma vez que obviamente nunca haverá um consenso, o bom da discussão cai sobre o que faz um gaitista ser melhor ou pior que outro. E aí, acho que entramos na parte interessante da coisa.

    ResponderExcluir
  9. tá bom Kenji, que fique claro que as desculpas não são por ter apagado o tópico, porque esse tópico é um tópico "diferente" e requer mais atenção, tenho certeza que outros gaitistas não concordam com a existencia desse tópico, mas é como disse, em outro local, vamos discutir sobre a necessidade de se eleger um pior gaitista, porque acho que nem vc que criou o tópico mereceria esse título. Sim, discutir que é o melhor também não leva a nada, mas é coisa de fã,
    O tópico que vc tinha criado não tinha a finalidade de saber que técnicas esse gaitista usa ou aquele não usa, mas apenas de indicar o pior gaitista. E eu fui contra isso, e como diversas vezes eu postei coisas no orkut e apagaram meu post, e eu num fiquei reclamando, eu apaguei e achei que seriamos perguntados o porque sem tanto alarde.
    Então, se você quer saber se as pessoas acham interessante esse tipo de discussão, crie um tópico em alguma comunidade pra saber.

    ResponderExcluir
  10. vasco, você acha que o fato de vc ter tido posts apagados e não ter reclamado é a justificativa para que eu faça o mesmo?

    este é o seu parâmetro?

    ResponderExcluir
  11. "Então, se você quer saber se as pessoas acham interessante esse tipo de discussão, crie um tópico em alguma comunidade pra saber."

    de preferência numa comunidade onde não haja censura, né?

    ResponderExcluir
  12. discutir se é melhor ou pior nao tem muito problema, eu nao vejo, poderia nao ter apagado e ter "repreendido" quem fez o post no Gaita Brasil para que todos pudessem ver, isso não machuca ninguem, é questão de opinião e eu discordo de vasco quando ele fala que "é coisa de fã", isso na verdade é coisa de ser humano e todos nós somos, discutir uqem é o melhor é coisa de fã, de músico, de pessoas sensíveis à música e etc...
    Acho errado ter apagado, poderia ter aberto uma discursão la mesmo, tentando mostrar ao kenjin que ele está errado ou não como o vasco está fazendo aqui, isso deveria ser feito la, na comunidade do tópico e não aqui, "escondido".
    Abraços
    Igor
    Gaitista também

    ResponderExcluir
  13. Para a discussão e repondendo à pergunta do Keji no Gaita Brasil: eu! (e, se estiverem dispostos colocá-lo na relação, o joão grilo, do Auto da Compadecida). :-)

    ResponderExcluir
  14. Bom, Kenji, aí vc tá querendo criar polêmica, eu escrevi pra criar esse tópico, expliquei porque tirei de lá, e acho que tá resolvido,
    O seu direito acaba quando começa o dos outros, eu sou moderador daquela comunidade, e tenho direito de apagar um post que eu julgue ofensivo. Você não tem o direito de exigir que a gente mantenha um post lá. isso é muito simples.

    O Igor tá propondo o mesmo que eu, discutir isso fora daqui.

    Kenji, realmente vc ainda não entendeu que esse tipo de "eleição" pode ferir os sentimentos de pessoas, mas tudo bem, cara, crie o tópico que vc quiser que eu garanto que eu não vou apagar, vai fundo, não sou eu mesmo que vou criar uma coisa desse tipo, é você.
    Deus queira, que nunca um filho seu, ou um irmão, ou alguem que você goste, seja eleito o pior em alguma coisa.
    Quanto a meus parametros, se eles não te servem de aprendizado, esquece, você não precisa ser como eu sou, nós somos muito diferentes mesmo.
    Em respeito ao público, que tem o maior carinho por nós, sugiro que a gente resolva isso de maneira particular, caso seja necessário mais diálogo.
    E abrir um tópico na comunidade, pra discutir a real necessidade de se definir quem é o pior gaitista.
    meu e mail é:
    vascofae@bends.com.br
    estou a disposição pra resolvermos isso entre nós, visto que realmente não é interessante a gente ficar aqui poluindo a mente do público que só nos prestigia com carinho e aplausos, não joguemos "isso" de volta, podemos fazer melhor...

    ResponderExcluir
  15. acho que convém deixar aqui o link de onde essa discussão continuou

    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=52568&tid=2535332043239342937&start=1

    Vasco, eu entendi perfeitamente o seu ponto. Vc apagou pq achou que alguém poderia escrever lá "o pior gaitista do brasil é o gessinger" ou "o pior gaitista do brasil é o eberienos" e o gessinger ou o eberienos poderiam ficar muito magoados com isso.

    E eu fiquei puto pq vc apagou o post, quando eu acho que moderadores não devem apagar posts. Paciência.

    ResponderExcluir
  16. dando o legítimo direito de defesa ao Vasco, reproduzo a conclusão dele na discussão no Orkut

    "isso aqui tem dono, o dono me colocou como moderador, eu achei o tópico ofensivo, apaguei, como apagaria novamente, sem dar explicações, pois ninguem tem o direito de exigir que um tópico fique aqui, portanto temos total direito de apagar sem ter que ficar dando explicações, acho que se uma pessoa está chateada por ter um post apagado, o melhor que ela pode fazer é perguntar sem fazer alarde para o dono quem apagou e porque, isso se tiver moral pra obter uma resposta. Afinal somos adultos, e quem não entende que aqui tem dono, tem agora a grande oportunidade de entender.

    Explicação do porque apaguei o tópico:
    Porque acho que seria muito injusto qualquer pessoa ser nomeada a pior em alguma coisa, acredito que aqui é um lugar de pessoas de bem, e pessoas de bem não tem interesse em maldizer outras pessoas. Deus queira que nenhuma das pessoas que vc goste, (filho, pais, irmão, amigos, conjuge) seja julgado o pior em alguma coisa.

    Agradeço o total apoio da galera da comunidade em vetar esse tópico.

    E na verdade eu acho que não somos nós da comunidade que temos que avisar que vamos apagar um tópico, na verdade, quem faz os tópicos é que tem que pedir permissão pra comunidade quando esse tópico for de classe ofensiva, e isso é indiscutível, falar que uma pessoa é a pior em alguma coisa é ofensivo."

    Acho que o caso está encerrado.

    ResponderExcluir
  17. encerrado "my ass"!

    Censura, fica por isso mesmo e "está encerrado"?

    Fácil, né?

    Porrada na cara e está encerrado. Muito conveniente.

    Seria legítimo deixar os próprios membros da comunidade se manifestarem a respeito de "acharem ou não injusta qualquer coisa". Agora, apagar, por opinião pessoal, inadmissível. Abuso total.

    Mas então faz igual o pessoal da censura, bate a cabeça, não admite recurso e diz que é assim pq eu acho que isso não é bom pra humanidade.

    Assim evolui a humanidade e a internet.


    Osmar

    ResponderExcluir
  18. fico feliz que alguém tenha me entendido. :-)

    ResponderExcluir
  19. bem, Osmar, parece que você conseguiu que a caixa de pandora fosse reaberta ;-)

    a discussão continua na comunidade do orkut

    daqui do blog, torço para que nenhum post da discussão seja apagado ;-)

    ResponderExcluir
  20. E pensar que tinha uma época em que o Kenji reclamava da falta de comentários =P

    ResponderExcluir
  21. Caroquênji,

    Pra mim, o problema não é tanto ter apagado o post, mas sim, ter apagado o post com base em opinião do vasco.

    Não tinha nenhuma regra pré-definida sobre posts e sua natureza.

    Nenhuma.

    Apagou simplesmente pq não gostou.

    Igual o Quico, do Chaves: "Você não vai com a minha cara?"

    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. @etc - de tempos em tempos, alguns tópicos por aqui fazem um sucesso danado ;-)

    @osmar - tb acho que se houvesse uma regra bem definida, isso significaria pelo menos 2 coisas: CONSENSO e TRANSPARÊNCIA. E isso é justamente o que difere o CONAR, citado pelo Carlos May, lá na comunidade, do pool de moderadores com parâmetros arbitrários do gaita-brasil.

    note que na mesma discussão (antes de vc entrar, hehehehe, e quando eu estava tentando escrever "o post conciliatório", eu deixo bem claro que minha sugestão era "vai apagar? avisa o cara porque", pq aí vc dá TRANSPARÊNCIA ao processo, já que não há um CONSENSO.

    e note que a falta de CONSENSO, ou seja, regras bem definidas, já dá margem a INJUSTIÇA, pq um moderador pode deixar passar um post por um motivo enquanto outro pode apagar por outro.

    mais ou menos o seu ponto, acho. o Vasco não apagou como moderador. Ele apagou como Vasco.

    Como dizia o locutor de futebol, "errou o juiz" ;-)

    De qq forma, vai aí a minha resposta "engraçadinha". O PIOR GAITISTA é o que não sabe ouvir ;-) Porque quem não ouve, leva duas vezes mais tempo para EVOLUIR ;-)

    ResponderExcluir
  23. meu time preferido é o vascoooooooooooooooooooooooo concerteza nós vamos ganhar o campeonato cariocaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa se preparem os time do flamengo que nós vamos detonar eles no próprio maracanã.

    ResponderExcluir