segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Cidadania e Blues

UPDATE 2

no fim das contas, fica a lição. Este blogueiro deveria ter averiguado melhor os fatos.

a culpa era do orkut. este post foi anulado

UPDATE 1

sobre o post anterior, do Shellão, recebi agora a seguinte mensagem

É não sei o q tá acontecendo, (...) Sumiu tudo q postei em todas as comunidades.


(Inclusive na comunidade da banda dele)

então antes do Kenji se solidarizar, vamos averiguar, prá evitar os mal-entendidos

foi bom não citar nomes nem comunidades afinal...

mas vou manter o post anterior de toda forma, até que se resolva essa confusão

vou pedir desculpas a quem quer que tenha se ofendido nessa história (espero que ninguém) e se for confirmado o mal-entendido, vou apagar o post abaixo, ok? (aviso em respeito a quem comentou)




não dizendo que o mercado de música em BH seja melhor ou pior que o de outros lugares, mas de vez em quando, eu vejo as pessoas me contando as baixarias, as furações de olho e afins e agradeço aos céus por ser um músico AMADOR e DE FIM DE SEMANA, e ganhar a vida com a computação.

hoje recebi um triste email do Shellão, guitarrista do ótimo Loretta Funkenstein

O grupo Loretta está sendo sabotado por uma pessoa de alma muito pequena que deveria ser um irmão nesse mundo. Fui expulso sem nenhum motivo das comunidades X, Y, W e Z, e os anúncios do grupo são deletados não interessa quem os tenha postado, eu tenho sofrido uma certa MÁ FÉ desse sujeito de poucos amigos que eu conheço a X anos e que está me prejudicando por que esse é o nosso maior meio de divulgação.

Resolvi tornar público o que está acontecendo por que essas comunidades teoricamente deveriam ter a função de divulgar e promover encontros, não para ser manipulada e usada para o benefício de 1 só pessoa e de seus conhecidos (amigo não faz parte do vocabulário desse cidadão)como vem acontecendo.

Essas coisas passaram do limite e eu peço a ajuda de quem curte o grupo na duivulgação dos shows.

Muito Obrigado a todos.

Shellão.


Só posso lamentar o ocorrido, mas não posso me fazer de surpreso. Quando a gente começa a ver mais de perto o que acontece no mercado aqui em BH, vc percebe as fofoquinhas, os bares onde vc deixa o CD e não toca pq tal artista já toca ali e tem medo que você pegue o filão dele, então falam mal de você pelas costas (e sorri pela frente, claro).

Aquela velha coisa do "tudo o que promove o blues em BH que tenha o meu dedo ou defenda o meu interesse é bom".

No orkut então, a falta de regras mostra exatamente o que acontece com as pessoas quando elas recebem um pouco de poder nas mãos. Você exerce os valores que vc acredita. Se vc é um idealista e acredita que o orkut deve ser igualitário, público e democrático, vc o faz ser assim, senão, você faz exatamente o que fazem vários de nossos políticos: usa as comunidades para fins próprios. E alguns ainda batem no peito e dizem "tal comunidade não é uma democracia, o dono dela é fulano".

Houve até quem comparasse a moderação de comunidade do orkut ao pai estabelecendo limites para seus filhos. Achei perfeita a comparação, pq [1] uma criança não tem julgamento e o pai precisa mesmo ter limites estabelecidos, isso se chama educação e [2] pessoas que discutem no orkut não são, em sua maioria, crianças, e pressupor que o moderador tem mais julgamento que o membro normal da comunidade é dizer, basicamente, que o membro é burro e moderador é inteligente. Neste caso, o senador X deveria mesmo ser absolvido, afinal, ele está bem acima de nós na hierarquia, não é mesmo?

Isso é herança da ditadura brasileira, onde o governante manda e o povo obedece. Hoje em dia, deixe-me contar a última moda chamada democracia, o político é um SERVIDOR PÚBLICO, o que significa que ele DEVERIA trabalhar em prol de quem o elegeu. Na democracia, isso funciona do Presidente da República ao Síndico do prédio. O síndico não faz o que ELE quer, mas o que OS CONDÔMINOS querem. Preciso explicar agora para que servem os moderadores do orkut?

Nossa sociedade também não PRECISA ser uma democracia, mas PREFERIMOS que seja pq achamos que embora não seja perfeito, é mais JUSTO e famorece à MAIORIA.

Da mesma forma que eu gostaria de torcer o pescocinho de muitos políticos, eu fico imaginando o que essas pessoas, que abusam de seus pequenos poderes orkutianos, não fariam com mais poder nas mãos.

Em outras palavras, se vc tem uma faxineira que te rouba um brinco ou uma filmadora, faz diferença o valor do que ela roubou para ela perder sua confiança?

Achei o episódio lastimável, e quem lê este blog sabe que eu sou INFINITAMENTE CHATO (e me orgulho disto) com este assunto de liberdade na web. Mas olha, temos que ser, senão, as coisas não mudam neste país. E geralmente a gente não muda as coisas pedindo educadamente, infelizmente.

Mas vamos viver a hipocrisia nossa de cada dia, da nossa província do blues em BH, e sorrir uns pros outros, fingindo que está tudo bem, pq apesar de eu estar acompanhando o blues de perto em BH há pouco mais de 10 anos, o bom observador vai reparar que poucas bandas surgiram neste período na cidade, e que os poucos lugares que existem ainda são monopolizados. É este o futuro que você quer pro blues em BH? É isto que você quer pros próximos 10 anos?

Eu faço barbearia. Existem vários outros fazendo a parte deles também. Se vc curte o blues, faça por onde, pq estamos precisando de sua ajuda, seja ela qual for.

3 comentários:

  1. poxa kenji concordo com tudo que vc disse a não ser sobre as comunidades do orkut. o moderador não é um servidor público, ele não é eleito por votação pelas pessoas da comunidade nem recebe salário para isso. é bom frizar isso pois mostra que o orkut não é uma democracia msm. concordo que a tese da crianaça é idiota. eu só acho que se vc cria uma comunidade e quer censura-la, não tem nada a ver com ditadura, é só uma maneira de só falarem do que vc tiver interesse, quem discordar que crie outra comunidade.

    eu penso assim...

    agora quanto a política tudo isso é um absurdo, uma pouca vergonha e não é uma herança da ditadura simplesmente, é a herança de uma país colonizado pra sustentar a riqueza de outro país, que depois serviu pra enriquecer a inglaterra, depois enriqueceu os brasileiros de famílias ricas e assim foi indo até chegar na ditadura, nosso provo, diferente da argentina, costuma aceitar tudo e não fazer piquete quase nunca... aliás... resta alguma duvida que brasília não foi feita pra isso? fica mt longe pro pessoal de BH, RJ E SP irem protestar. o palacio do presidente da argentina fica no centro de buenos aires...tem piquete td vez que fazem besteira...

    abração e parabéns pela indignação! espero te encontrar na epxomusic

    sergio

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo!!

    ResponderExcluir
  3. sérgio

    eu acho que o moderador que apaga um SPAM da comunidade dele está prestando um serviço a todas as pessoas da comunidade

    já o moderador que apaga o anúncio de shows de uma banda rival está usando a comunidade para benefício próprio e prejudicando as pessoas da comunidade que querem saber dos shows de blues, seja ele de quem for.

    o lance da expomusic, eu até queria ir, mas este ano a grana tá meio curta, acho que vou ficar devendo a visita a SP, infelizmente

    ResponderExcluir