quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Portal Gaita-BH entrevista Peter Madcat

[publicado no Portal Gaita-BH em Dezembro de 2003]

A entrevista desta edição é com Peter "Madcat" Ruth. Madcat é bem conhecido deste portal, que já publicou inclusive biografia sobre ele na edição 04. Também é bem conhecido dos palcos brasileiros desde o Nescafé & Blues até as recentes participações no trabalho de Jefferson Gonçalves e Big Joe Manfra no Blues & Etc.

Esta entrevista foi feita em Fevereiro de 2003.

(GBH) When was your first show in Brazil? What brought you to this country?

(quando foi seu primeiro show no Brasil? o que trouxe você a este país?)

(Madcat) My first show in Brazil was when Madcat & Kane played at the Nescafe Blues Festival in São Paulo in May, 1995. The same promoter (Caesar Castano) brought Madcat & Kane back to São Paulo again in November, 1998 to play at the SESC Blues Festival. Right after the playing at the SESC Blues Festival, Shari Kane flew back to the USA, and I joined up with the Big Joe Manfra and Jefferson Gonçalves to play some gigs in Rio de Janeiro, Blumenau, and Florinopolis. That little tour went so well that Big Joe Manfra and Jefferson Gonçalves invited me back to Brazil in 1999, 2000, 2001, and 2003 to tour with them again.

(meu primeiro show no Brasil foi quando Madcat & Kate tocaram no Nescafé & Blues em São Paulo em Maio de 95. O mesmo promoter (Caesar Castano) trouxe Madcat & Kate de volta a São Paulo em Novembro de 98 para tocar no festival de blues do SESC. Após tocar neste festival, Shari Kane voltou aos EUA e eu me juntei a Big Joe Manfra e Jefferson Gonçalves para tocar em alguns shows no Rio de Janeiro, Blumenau e Florianópolis. Esta pequena tour teve tanto êxito que Big Joe Manfra e Jefferson Gonçalves me convidaram a voltar ao Brasil em 99, 2000, 2001 e 2003 para fazer parte de uma tour com eles novamente.)


(GBH) I see you have a special interest on teaching. Can you talk a little about your initiatives on this area like your Kids' Concerts and the cassette "Madcat, mostly for kids".

(Vejo que você tem um interesse especial em ensinar. Você poderia nos falar um pouco sobre suas iniciativas nesta área como seus "Concertos para crianças" e a fita "Madcat, sobretudo para crianças")

(Madcat) I first started playing shows for children back in 1980. I enjoy playing for children, and they enjoying it too. So many years ago I made two cassette tapes of music for children: "Mostly for Kids" and "More Kids' Stuff." At about the same time I started giving harmonica workshops at harmonica conventions, music schools, and music stores. Now I have two instructional videos available in the USA and another one available in Brazil.

(Comecei a fazer shows para crianças em 1980. Gosto de tocar para crianças e eles gostam também. Muitos anos atrás eu fiz duas fitas cassete de músicas para crianças, "Mostly for Kids" [sobretudo para crianças] e "More Kids' Stuff" [mais coisas de crianças]. Na mesma época, eu comecei a dar workshops em convenções de gaita, escolas de músicas e lojas de instrumentos musicais. Agora eu tenho dois vídeos instrucionais nos EUA e um disponível no Brasil)


(GBH) You have played many different musical styles. You've recorded many blues, as well as "La Cucaracha" and the jazz standard "Body and Soul" and "Take 5". What style you would like to try next? What style do you think you'd like to record in the future? What are your projects for the future?

(Você tem tocado muitos estilos musicais diferentes. Você gravou blues da mesma forma que gravou "La cucaracha" e standards do jazz como "body and soul" e "take five". Qual o estilo que virá a seguir? Qual estilo você gostaria de gravar no futuro?)

(Madcat) All my life I have been interested in a wide variety of music, especially folk music from all over the world. Currently I have many projects going on. Last summer I recorded a new CD with the trio TRIPLE PLAY, featuring Chris Brubeck (the son of Dave Brubeck), Joel Brown on acoustic guitar, and me on harmonica and jawharp. That CD should be released sometime in 2003. I have also done some recording with percussionist Muruga Booker, and clarinetist Perry Robinson. This CD will also be released later in 2003. Also I plan to start recording a new solo CD soon. On my new solo CD I plan to play some guitar and ukulele as well as the harmonica. And maybe Madcat & Kane will record another CD this year... I don't know what to call the type of music I play... but it is influenced by folk music from all over the world.

(Toda a minha vida eu tenho me interessado por uma grande variedade de música, especialmente música folk de todas as partes do mundo. Atualmente, tenho muitos projetos em andamento. Verão passado, eu gravei um novo cd com o trio Triple Play, com participação de Chris Brubeck (filho de Dave Brubeck), Joel Brown no violão e eu não gaita e na jawharp (berimbau-de-boca). Este cd deve ser lançado em algum momento de 2003. Ainda, eu plnejo gravar um novo cd solo em breve. No meu cd solo, devo tocar algum violão e ukulele (instrumento parente do cavaquinho) assim como gaita. E talvez, Madcat & Kane grave um novo cd este ano... Não sei como chamar o tipo de música que eu toco, mas é influenciada por folk music de todas as partes do mundo)


(GBH) How's the harp scenario nowadays, in your opinion? What's better today for harp players? What's worse?

(qual o cenário atual da gaita em sua opinião? o que melhorou para os gaitistas? o que piorou?)

(Madcat) When I started playing harmonica back in 1964, a Marine Band harmonica cost $2.25... But other than the price of harmonicas, the harmonica scene is much better today. When I started playing there were no instructional books, no videos, no harmonica conventions, no internet harmonica groups... And Hohner was the only brand of harmonica available in the USA. Today there are many more resources for harmonica players, and many more harmonicas available.

(Quando eu comecei a tocar gaita em 64, uma Marine Band custava US$ 2.25... Mas fora o preço das gaitas, o cenário está muito melhor hoje. Quando eu comecei a tocar não haviam métodos, vídeos ou convenções de gaitistas, nem grupos de discussão na internet... e a Hohner era a única marca de gaitas que havia nos EUA. Hoje há muito mais recursos para os gaitistas e muito maior variedade de gaitas disponíveis)


(GBH) Many harp players seems to be in a good mood most of the time. Toots usually signs with a smile, Musselwhite seems to be always happy, and you don't look different ;-) Why do harp players usually seems so happy? Are you happy playing harp, guitar and singing? ;-)

(Muitos gaitistas parecem estar sempre bem-humorados. toots normalmente assina com um sorriso, Musselwhite parece estar sempre contente, e você não parece diferente. Por que gaitistas normalmente parecem estar felizes? Você está feliz tocando gaita, violão e cantando?)


(Madcat) It's true. I am a very happy person most of the time, especially when I'm playing music. Harp players in general seem to be happy people. Maybe it has something to do with the extra oxygen in our brains from all that inhaling...

(É verdade. Eu sou uma pessoa muito feliz na maior parte do tempo, especialmente quando estou tocando. Gaitistas parecem ser pessoas felizes em geral. Talvez tenha a ver com o oxigênio extra que entra em nossos cérebros quando estamos aspirando...)

O Portal Gaita-BH agradece a colaboração de Peter Madcat e aguarda por mais shows dele em nossa terrinha. Mais informações sobre Peter Madcat Ruth

madcat@madcatmusic.com
http://www.madcatmusic.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário