quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Quem é Peter "Madcat" Ruth

[publicado no Portal Gaita-BH em Janeiro de 2003]

Aproveitando a recente passagem do gaitista Madcat pelo Brasil, na qual, mais uma vez, ele não passou por BH, resolvi apresentar, como contribuição ao site GAITA BH, uma pequena biografia dele para que os interessados em se informar mais sobre a carreira desse virtuoso harmonicista, possam aqui dispor de informações que achei deveras interessantes.

Pois então, em 1963, Madcat começou a ter aulas de guitarra. Em 1964, seu interesse por blues e guitarra o levou a conhecer o som da clássica dupla Brownie & Sonny. O impacto foi tão grande, que desde então ele não largou mais da gaita.

Enquanto estava aprendendo o instrumento, ele estudava tocando em cima de todos os discos que podia comprar ou pegar emprestado. Sempre ia nas apresentações de blues em Chicago.
Em 66 ele encontrou com o legendário gaitista Big Walter Horton e conseguiu agendar aulas periódicas nos anos seguintes com o ídolo. Nas palavras de Madcat "ele é o cara que abriu meus ouvidos e mente para o espantoso potencial da gaita."

Ainda na "high school", ele tocou com várias bandas folk e depois, com bandas de blues. Na Universidade de Illinois, conheceu o baixista Chris Brubeck, filho do também legendário pianista Dave Brubeck. O encontro rolou numa jam session e o entrosamento foi instantâneo. Pouco tempo depois os dois estavam tocando juntos pelos EUA. Aprendeu espanhol no México, trabalhou numa "creche" para filhos de imigrantes. Ele também passou um bom tempo tocando na rua, nas beiras de estrada, entre uma viagem e outra.

Em 1969, Chris Brubeck chamou o Madcat pra banda dele, "New Heavenly Blue". Ele passou os próximos 2 anos tocando com eles nas férias e fins de semana. Em 1971, após terminar a faculdade passou a se dedicar integralmente à banda.

Tocar na "New Heavenly Blue" aumentou muito a experiência musical do Madcat. Várias músicas do grupo tinham um andamento pouco usual, tipo 5/4 e 9/4. Gravaram dois discos: Educated Homegrown da RCA e New Heavenly Blue da Atlantic Records.

Em 1971, Dave Brubeck compos a cantata "TRUTH IS FALLEN" com a New Heavenly Blue. A peça era orquestrada e, na turnê de Jesus Cristo Superstar, a banda acompanhou o espetáculo. Madcat fez todas as partes de saxofone da obra, na gaita, lógico.

Quando a New Heavenly Blue acabou em 1973, Madcat entrou na banda DARIUS BRUBECK ENSEMBLE, do irmão mais velho de Chris. Foi uma experiência muito educativa pra ele que se via tocando gaita numa banda com outros vários instrumentos solo (clarinete, trombone e saxofone), acompanhado por excelentes músicos. Normalmente eles abriam pro Dave Brubeck Quartet com uma costumeira "Sessão Geléia" no final. Agora o Madcat já estava tocando com "Jazzeiros" do naipe de Gerry Mulligan e Paul Desmond, e também com o próprio Dave Brubeck.

Em 74, quando o Dave Brubeck Quartet se separou, Madcat foi convidado a integrar seu novo grupo TWO GENERATIONS OF BRUBECK, com Dave Brubeck e seus 3 filhos. Ao mesmo tempo, ele se juntou ao Chris Brubeck na sua nova banda de rock, SKY KING, que em 1975 lançou o disco Secret Sauce, da Columbia Records e saiu em uma grande turnê pelos EUA.

Na época, Madcat passou a maior parte do tempo "na estrada" tocando jazz, fusion e rock com o pessoal Brubeck.

Com a banda TWO GENERATIONS OF BRUBECK, Madcat tocou em vários festivais nos EUA, México, Canadá, Europa, Austrália e Nova Zelândia. Os mexicanos horrorizaram com "El Gato Loco". Com o Dave Brubeck o Madcat gravou 3 discos, TRUTH IS FALLEN, TWO GENERATIONS of BRUBECK e BROTHER the GREAT SPIRIT MADE US ALL, todos pela Atlantic Records.

Em 1977, depois de tocar 10 anos em bandas dos outros, Madcat decidiu que já era tempo de fazer sua própria música. Nos anos seguintes ele se voltou para suas raízes folk e blues, tocando em Universidades e cafés pelo meio-oeste americano. Freqüentemente como solista, também acompanhava vários outros músicos nos mais variados estilos.

Em 1984, Madcat lança seu primeiro disco chamado MADCAT, GONE SOLO, insistindo na carreira solo, tocando em todos os lugares que podia. Foi nessa época que ele começou a tocar para crianças e nas escolas dos EUA.

Em 1987, Madcat foi convidado a se apresentar no FIRST WORLD HARMONICA FESTIVAL, na Inglaterra. O evento contou com a participação de Larry Adler, Cham-Ber Huang e Jerry Murad dos Harmonicats dentre outros. Dois anos depois foi convidado para o SECOND WORLD HARMONICA FESTIVAL em Trossingen, Alemanha.

Nos últimos 10 anos, Madcat se apresentou em centenas de workshops em escolas de música, sociedades de blues e festivais de blues e de gaita nos EUA e na Europa, incluindo a "Blues Week" na Augusta Heritage Arts & Workshops em Elkins, West Virginia, a Old Town School of Folk Music em Chicago, o Elderly Instuments em Lansing, Michigan, The Dixie Harmonica Festival em Birmingham, Alabama, a Detroit Country and Classic Blues Society, o Memphis Harmonica Festival, a National Convention of the Society for the Preservation and Advancement of the Harmonica (SPAH), e o First e o Second World Harmonica Festivals.

Em 1990, Madcat se uniu à guitarrista de blues Shari Kane formando um duo, MADCAT & KANE. Em 1992 eles foram um dos seis finalistas do Long Beach Blues Festival National Talent Search Contest. O álbum KEY TO THE HIGHWAY, lançado pela gravadora Schoolkids' Records em 1993, foi apenas o início dessa parceria que vem, para nossa felicidade, rendendo vários frutos blueseiros e gaitísticos.

Fonte: Blues Web

COMENTÁRIOS

Dono de um dos timbres mais peculiares do mundo da gaita, Madcat consegue fazer vários estilos de vibratos com maestria, técnica de língua perfeita, "tchucas" impressionantes, tudo isso com um fraseado típico, inconfundível, que pode se repetir, porém, com noção e precisão, sem perder a continuidade do tema. A velocidade também é um de seus maiores atributos. Sigo fazendo uma resenha sobre um de seus discos, o Gone Solo, que foi o que mais me impressionou, na qual vou tentar ser o mais objetivo possível, apesar de ser tarefa difícil, porque ele é um dos meus sons preferidos. De acordo com as fontes, ele toca desde 1964, isso contabilizam 38/39 anos de gaita até hoje, 2003. Impressionante, espero chegar lá!

Osmar participa do Gaita-BH desde a criação da lista. Vive perseguindo o blues a vida toda, resistindo bravamente ao cansaço, à fadiga e ao álcool para assistir até a última gota das jam sessions dos shows de blues que atravessam a madrugada. Tem o famoso "timbrão", mas ainda não está satisfeito porque ainda não consegue tocar igualzinho ao Carlos Del Junco. Pode levar anos e custar uma fortuna, mas por que não tentar? Go Speed Go!


Site oficial do Madcat

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