quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Portal Gaita-BH entrevista Howard Levy

[publicado no Portal Gaita-BH em Outubro de 2003]

O portal Gaita-BH volta ao ar, desta vez com uma entrevista exclusiva com Howard Levy. Para saber mais sobre este gaitista que ajudou a difundir as técnicas que mais influenciaram o estilo atual de tocar diatônica, visite o artigo sobre ele publicado na primeira edição.

Esta entrevista foi feita em Fevereiro de 2003 (sim, eu guardo minhas cartas na manga...)

GBH:You developed a whole new style and tecnique to reach notes in the diatonic harmonica that changed many concepts of the instrument. When did you realize that such a thing was possible do be done? (você desenvolveu todo um novo estilo e técnica para alcançar notas na gaita diatônica que mudaram vários conceitos sobre o instrumento. Quando você percebeu que era possível fazer isto?)


HL: started playing harmonica in Fall of 1969. First I just wanted to bend notes and play Blues, which is a great thing in itself. But as I tried to play different kinds of music on the harp, I got frustrated with the missing notes. Being a piano player, I was used to an instrument having all the notes, so I thought that I would find them. It was around January of 1970 when I found the first "overblow", the 6 blow that goes up a minor 3rd when you blow. I was really surprised, but I also was looking for it by trying to bend notes that didn't bend. Soon I realized that all of the missing notes were there by "overblowing" and "overdrawing". Since I didn't know about adjusting reeds, it depended on what harp I tried. If I had one with good, low , reed clearance, I could get the overblows and overdraws more easily. In June of 1970, I got the 7 overdraw when I finally got a harp that worked for that note. (comecei a tocar gaita no outono de 1969. No início, eu apenas queria fazer bends e tocar blues, o que já é algo incrível por si só. Mas à medida em que eu tentava tocar outros estilos musicais na gaita, eu ficava frustrado com a ausência das notas. Sendo um pianista, eu estava acostumado com um instrumento que possuía todas as notas, então eu pensei que eu tinha que achá-las. Foi em torno de Janeiro de 1970 que eu achei meu primeiro "overblow", o 6 soprado que vai para a terça menor quando você sopra. Eu fiquei realmente surpreso, mas também estava tentando dar bend em notas que não dão bend. Logo, percebi que todas as notas que faltavam estavam lá através de overblowing e overdrawing. E já que eu não sabia ajustar as palhetas, dependia da gaita que eu usasse. Se eu tinha uma com boa e baixa posição de palheta, eu conseguia os overblows e overdraws mais facilmente. Em Junho de 1970, eu consegui o 7 overdraw quando eu finalmente consegui uma gaita que funcionava para esta nota.)

GBH: Looking at your work, we can see that you're always experimenting different musical styles. Is it an efford to show that the diatonic harmonica can fit inside any musical style, and not only in blues and country as people may believe? (Vendo seu trabalho, percebe-se que você está sempre experimentando diferentes estilos musicais. É um esforço em mostrar que a gaita diatônica pode encaixar em qualquer estilo, e não somente no blues e no country como normalmente as pessoas pensam?)


HL:Yes.As a musician I am interested in many different kinds of music. So it is natural that I would want to bring the harmonica into as many settings as possible. It is a challenge, but sometimes the instrument will sound totally at home in styles that seem kind of far out, like middle eastern music.(Sim. Como músico, eu sempre me interessei por diferentes tipos de música. Assim, é natural que eu quisesse trazer a gaita ao maior número de estilos possíveis. É um desafio, mas algumas vezes os intrumento soa familiar em estilos que aparentemente são distantes, como música do oriente médio)


GBH: .What's your opinion about this movement on the harmonica industry, this effort to make it easier to the harp players to reach more notes, like the new hohner omnibender harp? (qual a sua opinião sobre o movimento da indústria de harmônicas, este esforço de facilitar que os gaitistas possam alcançar cada vez mais notas, como a nova hohner omnibender?)


HL:I haven't tried this harp yet, so I have no opinion about it. They said that they would send me one! All the harps I play now are Hohner Marine bands customized by Joe Filisko. I only play standard tuning, though I think it's fine to play any kind of harp tuned any way you want. (ainda não experimentei esta gaita, então não tenho opinião formada sobre ela. Todas as gaitas que uso hoje são Hohner Marine bands customizadas pelo Joe Filisko. Eu somente toco com afinação normal,embora eu ache ótimo tocar com qualquer gaita que use alguma outra afinação que você queira)


GBH:.You seem to have interests in oriental music, that have a more complex music sctructure, where control is necessary to reach the right commas between ocidental music notes, like Arabian, Assyrian and even sobre brazilian sounds performed with berimbau. What are the limits of the diatonic harmonica?(Você parece ter interesse em música oriental, que possui uma estrutura mais complexa e onde maior controle é necessário para atingir os commas corretos que existem entre as notas da música ocidental, como músicas árabes, assírias ou mesmo sons brasileiros tocados no berimbau. Quais são os limites da gaita diatônica?)


HL:I think the limits of the instrument are in the mind and ear of the player and in the skill of whoever adjusts your instument for you. I am lucky to know Joe Filisko, His technical innovations have made it possible for me to play things I NEVER could have done on the stock models out of the box. As far as microtones, obvioulsy they are not availabe equally on all notes on a standard Richter tuned diatonic. I try to practice in all 12 keys as much as I can, so I can find keys that have the right nuance for any style, be it Indian, Middle Eastern, Brasilian, etc. Indian music has some incredibly complex ornaments that are very hard to play. (acho que os limites do instrumento são a mente e o ouvido do músico e a habilidade de quem ajustar o instrumento para você. EU tenho sorte de poder contar com Joe Filisko. Suas inovações técnicas permitiram que eu fizesse coisas que jamais seriam possíveis usando gaitas afinadas de fábrica. E quanto aos microtons, obviamente elas não estão disponíveis na gaita igualmente em todas as notas de uma diatônica normal afinada na escala Richter. Eu tento praticar em todos os 12 tons o máximo que posso, para conseguir achar os tons que possuem a nuance correta para cada estilo, seja indiano, do oriente médio ou brasileiro, etc. Música indiana tem alguns ornamentos incrivelmente complexos que são realmente muito difíceis de se tocar.)


GBH:.What are your plans for the future? Do you intend to experiment other styles?(quais seus planos para o futuro? quais estilos você gostaria de experimentar?)


H.L.:Right now, I am recording a with an accoustic band with 2 guitars and bass doing all different kinds of material. Also, the duo cd with pianist Anthony Molinaro is coming out. There are some very challenging originals on there, including a tune in 19/8. I am mixing the Chevere cd- I am music director, main composer, play piano and harp in this band. We play Afro-Cuban and Brasilian styles, as well as some bluesy and funky things. I also composed a harmonica concerto which I have performed 7 times and hope to record. So there's a lot of new stuff! I'm always writing new things (atualmente, estou gravando com uma banda acústica com 2 violões e um baixo, fazendo toda sorte de material. Ainda, o CD com meu duo com o pianosta Anthony Molinaro está para sair. Há originais desafiadores aí, como uma música em 19/8. Estou mixando o cd Chevere - sou diretor musical, compositor, toco piano e gaita nesta banda. Tocamos estilos afro-cubanos e brasileiros, assim como algumas coisas mais blueseiras e mais funkeadas. Também compus um concerto para harmonica no qual eu toquei 7 vezes e espero gravar. Então, há um bocado de material novo! Estou sempre compondo coisas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário