quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Hering Vintage Harp

[publicado no Portal Gaita-BH em Janeiro de 2003]

Já se encontram nas lojas o famigerado modelo Vintage da Hering...

Possivelmente inspirado no modelo de placas duplas do Ulysses Cazallas, este novo modelo da Hering promete, visto todas as boas críticas recebidas no gaita-l e fora dele.

Confira a seguir, os comentários de Gaspar e Bresslau sobre o protótipo da Vintage Harp, que chegou na mão deles ainda em 2002. (na verdade eu fundi um diálogo entre os dois, de forma que parecesse um texto)

Vou pedir desculpas aos dois porquê na pressa, estou publicando sem saber se estou autorizado para tal. Se eu receber resposta deles com qualquer reclamação, tiro do ar imediatamente este artigo.

Estou com uma dessas gaitas aqui (cortesia do Jefferson).
O nome da "criatura" é Vintage Harp e a que está em minhas mãos veio muito bem ajustada... Mas é da primeira série que nem mesmo foi comercializada, portanto já era de se esperar um ajuste primoroso.

Vamos as características da bichinha:

1) Corpo de madeira tratado: O corpo já vem tratado de fábrica, com verniz no bocal e em toda região próxima a ele, isolando as partes mais "babáveis". Não sei ainda que verniz a Hering usa, toxidade e outros fatores mas vou pesquisar (não encontrei nenhum verniz atóxico no mercado nacional, daí minha preocupação). Um ponto positivo foi que o corpo é realmente resistente a umidade conforme a propaganda, eu apliquei o verniz que normalmente utilizo nas gaitas que customizo em camadas grossas sem intervalos entre demãos em todo o corpo e a madeira não empenou. Se fosse uma Marine Band (por exemplo) ia ficar tudo torto. Vale lembrar que mesmo com o tratamento de verniz da Hering nas partes do pente mais graves ainda sobra uma boa parte de madeira crua sem tratamento algum e foi ali que efetuei os testes com maior "vigor".
Pôxa, e eu pensava que a madeira toda fosse tratada. Será que custa tanto mais assim? Ou será que realmente não existe necessidade de envernizar tudo?
Pela qualidade da madeira acho que não há necessidade... E a quantidade de verniz é bem "intrusiva", vai até quase o meio do dente do pente... Acho que é suficiente... Diferente do tratamento "só de bocal" que vemos por aí e que não funciona a longo prazo (os dentes saltam do mesmo jeito).

2) Parafusos e não pregos são utilizados na fixação das placas de cobertura e placas de voz.
A colocação dos parafusos segue o esquema de distribuição do método Filisko (que eu também uso nas minhas Marine Bands).
A distribuição "Filisko" é a mesma que quase todo mundo usa hoje nas Marine Bands costumizadas, três parafusos atrás, e dois frontais (no caso da Hering são dois no meio, mas com outros dois internos mais pra frente pra fazer o "contrapeso" da placa.

3) Placas de voz mais grossas: Aumenta a compressão no instrumento melhorando volume e resposta.

4) Placas de cobertura LINDAS em ouro velho: Não sei se descasca, se é tóxico ou se causa alergia... Mas é uma beleza, hehehe

Enfim, a princípio achei a gaita maravilhosa, resta saber se vai ter:

- A mesma uniformidade nos ajustes nos modelos de série
- Durabilidade mínima para ser viável para meu estilo de tocar.

E mais: Acho este modelo ótimo para acabar de vez com os "costumizadores de fim de semana" que só sabem fazer ajustes cosméticos... Em matéria de ajuste cosmético esta gaita já vem pronta... haHAhaHAHAHAha [gargalhadas maquiavélicas]

Mais informações sobre a Hering Vintage Harp

Mexendo em Gaitas, do Fernando Bresslau

Nenhum comentário:

Postar um comentário