quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Site do JT30

[publicado no Portal Gaita-BH em Outubro de 2003]

Todo gaitista tem seu site favorito, aquele que parece ter tudo o que você sempre quis saber sobre gaitas, amplificadores, microfones e principalmente, sobre o ponto de vista do gaitista.

Quando eu resolvi comprar um microfone bullet, eu resolvi comprar o modelo mais barato que tinha, apenas para ter sempre um microfone decente para quando precisasse. Comprei então um astatic JT30vc, tradicionalíssimo dos gaitistas. Fui pesquisar na web e então descobri este site fantástico, mantido pelo Keith Graham.

O site, que originalmente era dedicado aos microfones vintage, ou seja, microfones antigos que sempre caíram nas boas graças dos gaitistas, foi se expandindo e começando a aglomerar, de forma caótica, toda sorte de material de interesse do gaitista, sobretudo do gaitista iniciante. Porém, ao contrário dos sites didáticos, que se propõem a explicar teoria, técnicas, tipos de gaitas, etc, o jt30.com expõe alguns tópicos prá lá de interessantes, que vão desde piadas de gaitistas (dificilmente não-gaitistas vão rir) até as utilíssimas "regras de etiqueta em jams") passando por um pequeno tratado dedicado aos iniciantes, respondendo aquelas velhas perguntas de "quais gaitas devo comprar" ou "como eu reconheço em que tom está uma música", de forma direta, simples e bem humorada. Verdadeiras pérolas. Isso fora as galerias de fotos de microfones e amplificadores vintage, links, tablaturas e toda a sorte de material generosamente disponibilizado. Dá prá ficar um mês em cima do material deste site e mesmo assim não ver tudo.

Não se engane pela aparência caótica do site. Panela velha é que faz comida boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário