quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Tone Revive Harp Amp

[publicado no Portal Gaita-BH em Dezembro de 2001]

Há mais de um ano venho conversando quase que diariamente com o gaitista Andy Boy sobre amplificação de harmônica e o que no início para mim era apenas um sonho agora mora no meu quarto. É o fruto de muita pesquisa, discussões e experimentações que resultaram num produto sem similares não apenas no mercado nacional e que tem feito escorrer baba de alguns gringos que já tiveram acesso às informações contidas na página dos amplificadores Serrano.

Os motivos que me levaram e escolher este modelo:

- Circuito baseado no Fender Champ, que tem um dos timbres mais "nervosos" para amplificação da gaita
- Portabilidade
- Simplicidade

Os Fatos:

Para analisar o Tone Revive Harp temos que ter em mente em primeiro lugar
que trata-se de um amplificador com o mesmo circuito do Fender Champ, mas com muito mais potência,
presença e recursos. Ou seja, é um amplificador de potência relativamente baixa mas com um poder de fogo que jamais encontrei em outros amplificadores desta mesma categoria.

Timbre: O circuito deste amplificador tem uma distorção áspera, bem característica e que varia um bocado conforme o microfone plugado. Até o momento já pluguei 4 microfones diferentes foi necessária uma equalização
distinta para evidenciar as características específicas de cada um deles. Todos soaram maravilhosamente bem e confesso que tem sido difícil optar por apenas um para tocar nos shows :) Os controles de graves e agudos são MUITO precisos. Em nenhum outro amplificador que eu toquei anteriormente havia conseguido obter tal precisão. Se você já tocou em amplificadores "de guitarra" deve estar entendendo o que eu estou falando... Tem alguns que você gira o botão e a diferença é sutil ao ponto de você às vezes ficar na dúvida se *realmente* mudou alguma coisa. Aqui você escuta a diferença nitidamente, 'sente' as alterações ocorrendo com o conforto que considero ideal. Então este é o primeiro ponto: A regulagem deste amplificador VISA AS FREQUÊNCIAS DA HARMÔNICA e esta regulagem foi efetuada com maestria. Não sei se adianta eu ficar falando, mas este quesito é um dos que mais me impressionou.

A Potência: O bichinho GRITA. Eu era um dos incrédulos que acreditava que 12w não representavam grande coisa e que este seria um amp que eu ia acabar usando em casa pra estudo. Fico feliz por estar *completamente* enganado neste quesito. Após testar o amplificador no escritório resolvi utilizar o Tone Revive num show com a minha banda aqui no Rio de Janeiro. Ao ar livre, sem microfonação, mas com a banda tocando relativamente baixo, deu pra escutar a gaita com tranquilidade com o botão de volume no 7,5. Comparei lado a lado o volume de meu amp com o de um Fender Pro Jr (15w) e posso afirmar com segurança que, apesar de nominalmente o Pro Jr ter mais potência, o Tone Revive deixou o Pro Jr no chinelo. Muito mais estável e sem os problemas de microfonia irritantes. Claro que é cruel comparar um amplificador de guitarra com um de gaita, mas eu simplesmente não resisti... :-))

Acabamento Ah ! O amplificador é LINDO ! Minha "caixinha" com 2 falantes de 10" é compacta, consideravelmente leve e está num gabinete envernizado com acabamento em madeira natural belíssimo ! O operador de som que estava no downtown não parava de dizer "Nunca vi uma coisa dessas" "Cara é lindo" e coisas do gênero. Ok, a parte visual não é a mais importante mas que dá um certo orgulho ficar escutando elogios, isso dá :-)) Pontos também para a serigrafia do chassis que é de primeiríssima qualidade, os botões que
são de muito bom gosto e a jóia dá um toque especial a todo conjunto. É o visual dos mais lindos amps da década de 50, me sinto como se tivesse viajado através de uma máquina do tempo cada vez que pouso os olhos na minha pequena maravilha.

Extras:

- Dois canais. No canal "A" ficaram muito bem os microfones Green Bullet com elemento CR, Green Bullet com elemento CM e um Astatic com elemento de cristal. No canal "B" funcionou muito bem um microfone com shell Astatic, mas com um elemento que não chegamos a abrir pra identificar no momento dos testes. Acredito que o canal "B" (que tem o som mais "muddy", fechadão) seja excelente para se plugar um microfones de voz, tipo SM58. Vou testar. Achei muito interessante esta "funcionalidade a mais" num amplificador que - a princípio - era para ser extremamente simples.

- StandBy: Fundamental (na minha opnião) para um amp valvulado.

Vale notar também que o amplificador é extremamente silencioso, sem chiados ou humming incômodo.

Mais um ponto: O Andy é GAITISTA - e dos bons. Você pode ir conversando com ele ao passo que seu amp for sendo feito e pedindo modificações que tenham a ver com seu estilo de tocar ou que você ache relevantes. Ter uma pessoa séria, competente e dedicada por trás de um produto que você está adquirindo é - na minha opnião - MUITO importante. Eu estou plenamente satisfeito com meu amplificador e já comecei as negociações para comprar OUTRO modelo com o próprio Andy (Killer Tone ou Harp Emperor). Daí vocês já podem ter uma idéia de como gostei do amp...

Para maiores informações (com exemplos sonoros e visuais) segue o link da Serrano Amps.

Um abraço,

Gaspar Vianna

(Gaspar Vianna é gaitista da banda carioca Garganta Seca e faz parte do time de dinossauros dos primórdios do Gaita-List. Também faz manutenção em gaitas, incluindo ajustes, vedações, reafinações e várias outras coisas divertidas que podem ser feitas para melhorar o que nunca vem bem ajustado de fábrica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário