quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Harping

[publicado no Portal Gaita-BH em Janeiro de 2003]

A primeira vez que eu usei o Harping, este software utilíssimo para qualquer gaitista, ele ainda estava em sua versão para windows 3.11. Desde então, tocar ficou cada vez mais fácil com a ajuda deste software simples, porém bastante útil.

O que este programa faz, basicamente, é converter um arquivo MIDI para tablatura de gaita. Um arquivo MIDI nada mais é que um arquivo que armazena o arranjo de uma música para vários instrumentos. No caso do Harping, é importante que o gaitista saiba qual instrumento é o instrumento de solo para que o programa mostre a tablatura da linha melódica. A internet tem poucos sites de tablaturas para gaitas, mas muitos sites de arquivos MIDI. E a ferramenta é um bom auxílio para quem quer se libertar das tablaturas e estudar partitura, já que ele permite a visualização de ambas as formas.

A instalação é trivial. Infelizmente, porém, o programa está obsoleto e não irá funcionar a menos que você altere a data corrente do seu computador para o ano de 2001 (basta clicar duas vezes sobre o relógio do windows e alterar o ano para 2001)

Outras características interessantes deste programa são a exibição nota por nota de tablatura nas gaitas (menu View), as transposições, isto é, manter uma melodia alterando o tom da música (menu Tools) e a visualização para diatônica, piano ou cromática (menu Options). Você também pode alterra a velocidade da melodia (brra inferior BPM - batidas por minuto).

Lembrando que o e-mail pessoal de Javier Argomedo é jargomed@eso.org e que você pode obter o software legalizado diretamente com ele.

De onde baixar o Harping

Nenhum comentário:

Postar um comentário