quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Dicas de afinação

[publicado no Portal Gaita-BH em Fevereiro de 2003]

Como saber se sua harmônica esta ou não desafinada.

Sabemos da importância da boa afinação da harmônica. O intrumento precisa estar bem afinado porque, se de repente desafinar uma nota em que existe bend (nota dobrada), perde-se a referência sonora e isto irá destoar com os demais instrumentos.

A afinação de sua harmônica pode ser conferida com um afinador eletrônico ou você pode utilizar a técnica do oitavado, isto é, tocar 4 orifícios soprados, tampando os 2 do meio. Se você notar oscilação de som (UAUAUAUA) então existe uma desafinação. Este teste serve para o 1-4, 2-5, 3-6, 4-7, 5-8, 6-9, 7-10 soprados e 1-4, 3-7, 4-8, 5-9, 6-10 aspirados. Existem casos de se usar esse UAUAUAUA como efeito, William Clarke o usava muito. Mas ele fazia uma afinação especial da mesma nota da oitava com freqüências diferentes formando assim uma espécie de trinado. Só que isso é uma outra história...

Outra forma de ouvir se há desafinação, é perceber se existe desarmonia nos 3 primeiros orifícios soprados e aspirados. Sopre o 1-2-3 e note se existe oscilação de som. Mesma coisa para o aspirado, tem que estar harmônico.


Na maioria das vezes, a afinação está baseada na freqüência de A = 442hz. A harmonia dos orifícios 1-2-3 tem, geralmente, uma queda de freqüência em um orifício para ajuste de acordes.

Por exemplo, baseando-se em A = 442hz em uma gaita em C com um afinador eletrônico, temos o orifícios 1 soprado = C, sendo que este ficaria como C = 0 (ou seja, o ponteiro do afinador estando em 0 justo), o 2 soprado E = -15 (o ponteiro do afinador com uma ligeira queda pra esquerda, o tom um pouco abaixo), o 3 soprado G = 0 (novamente o ponteiro do afinador justo) e assim sucessivamente monta-se a afinação baseando-se em oitavar a gaita para não haver diferença. No caso aspirado a queda de freqüência já parte para o 3 aspirado (B=-10).

Existem casos de gaitas que tem a sua afinação justa, tais como a Golden Melody e a Golden Blues, onde os acordes não soam tão harmônicos. O padrão de afinação temperada não é obedecido, a afinação é toda justa. Por este motivo os acordes soam grosseiros nestas gaitas. Na verdade, a maioria das gaitas diatônicas disponíveis no mercado utiliza uma afinação de compromisso entre a temperada e a justa com a finalidade de se proporcionar acordes agradáveis ao ouvido sem prejudicar o som das notas quando tocadas isoladamente.

Estas dicas são para ajustar sua harmônica para um som uniforme e agradável. Existem outras formas de afinação. Isto geralmente varia de gaitista para gaitista. Alguns preferem uma afinação padrão A = 440 e outros preferem subir a freqüência para A = 445hz. Um dos motivos pelo qual muitos gaitistas usam afinações em A = 442 até A = 445 é porque costumam bemolizar um pouquinho quando tocam procurando imprimir um timbre mais encorpado na gaita.

Eu particularmente acho que a gaita afinada em A = 445hz fica muito “brilhante”, com som mais estridente e pode ocorrer da banda ou com quem você tocar ter de aumentar o volume em geral ou subir também a afinação. Afinação em A = 442hz seria o ideal para qualquer gaita. Gaitas mais graves, eu já afinei com a freqüência de A = 444hz (D, E, F), o que também fica bonito, pelo som mais agudo.

Como afinar

Para se afinar a gaita, estou usando uma lixa beeeeem fininha para não ocorrer o desgaste da palheta e assim poder criar pontos de stress no material. A lima pode causar valas finas na palheta e assim após algum tempo trincar a palheta. A customização da gaita pode ser feita também com esse tipo de material. Um pedaço de metal bem fino pode ser usado como calço para podermos trabalhar sem amassar ou forçar a palheta. Coloca-se o metal por baixo da palheta e suavemente lixa-se a ponta para subir o tom ou a base para abaixar o tom. Lembre-se de não fixar o lixamento da base em um determinado local causando assim desgaste em apenas um determinado ponto. Outra dica é nunca lixar na horizontal, ou seja, atravessando a palheta lateralmente. O ideal seria trabalhar a palheta na diagonal ou então na vertical, na extensão da palheta.

Gaitas com tons mais graves

Existem gaitas com oitavas abaixo, as famosas “Low”, que são produzidas com material adicionado às palhetas, formando assim um tom mais grave. Geralmente se usa uma gaita já mais grave para se fabricar esse tipo de gaita. O Ideal seria uma gaita em G para poder partir para uma gaita em tons abaixo. É um trabalho meticuloso, mas garante um ótimo resultado sonoro.

Vazamentos

Outras dicas: Veja se sua gaita esta vazando muito ar. Gaitas de fabrica geralmente necessitam de ajustes. Verifique se os parafusos não estão muito apertados. Aperte só o suficiente, porque pode ser que apertando demais em alguns pontos, você cria uma espécie de "ponte" entre um ponto de aperto e outro.Verifique também se a cover plate não esta mal encaixada.


Tente perceber se é em toda a gaita ou varia de orifício para orifício e ataque o ponto certo... Existem soluções como colocar micropore no corpo da gaita. Isto pode ajudar também. Veja se as palhetas não estão muito afastadas da placa de vozes causando assim esforço extra para ser tocada. Se não quiser abrir a gaita, pode-se usar um grampo de cabelo para ajustar as palhetas. Agora, CUIDADO!! As palhetas são muito sensíveis. Ajuste-as sem forçar, apenas tente coloca-las mais próxima da placa de vozes. Qualquer duvida, estamos ai...

Júnior Blues afina gaitas, cria pandas escondido do IBAMA e estava no Oscar's, em SP, no encontro nacional de gaitistas do gaita-L. Depois, viemos a saber que ele fazia as afinações das gaitas do Róbson Fernandes, ganhando até agradecimentos no CD do mesmo. Este artigo inclusive está no site do Róbson também.

29 comentários:

  1. muito bom esse topico,blz! tenho algumas gaitas ,mas, sou novato na area,to tentando aprender um póuco.
    valeu! osmar j. assis

    ResponderExcluir
  2. seja bem vindo! precisando de alguma coisa, é só comentar nos posts que a gente lê todos eles e responde tb!

    abraço

    Kenji

    ResponderExcluir
  3. O blogger é bem legal, mas quanto ao cometário de afinação, apesar de ser bem esclarecedor vamos combinar que não é uma tarefa tão fácil assim a afinação de uma gaita. Desta forma gostaria de saber se alguém me indica um bom afinador que resida no Rio de Janeiro e o mais próximo do centro do município do Rio de Janeiro.
    grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure por Ricardo no Bandolin de ouro loja de instrumentos na Rua Marechal floriano.

      Excluir
  4. o melhor que eu conheço no Rio é o Gaspar, admin do gaita-l (grupos.com.br)

    o Gaspar presta consultoria à Bends, então de repente eles te passam o contato dele

    www.bends.com.br

    mas de repente vc pode procurar o Jefferson, que é endorser Hering e que tem contribuído ao longo dos anos nessa área. Graças a ele, a Hering vende o kit de manutenção e a hering vintage

    procure www.jeffersongoncalves.com

    ambos são pessoas muito acessíveis

    ResponderExcluir
  5. e claro, ambos moram no RJ/RJ

    ResponderExcluir
  6. topico mto bom!
    como disse o carinha aewww eu tbm queria saber se tem algum bom afinador aki em Sao Paulo/SP ?
    vlww

    ResponderExcluir
  7. procura o jr blues

    Para falar direto com ele: (11) 9639-7967 e (18) 39165472

    E-mails: junior_blues@hotmail.com e gaita.quebrada@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. meu nome é marcelo e tenho algumas gaitas desafinadas...moro em sp z.sul...presiso urgente de um bom afinador..pode me ajudar???

    se possivel me ajudaria muito mandar um email pra mim.

    tell_55@hotmail.com

    agradeço de coração!

    ResponderExcluir
  9. tem o contato do jr blues logo aí em cima

    ResponderExcluir
  10. Ola,

    gostei muito, achei muito util o blog, e agora estou precisando de uma dica; deixei minha gaita numa gaveta por mto tempo s/usa-la e ela pegou um cheiro forte de incenso que estava junto, e quando vou toca-la, simplesmente fico aspirando esse cheiro forte ate o ponto de ter que parar de toca-la apos pcos segundos, entao gostaria que me respondesse se tem algum jeito de tirar esse cheiro, tipo desmonta-la e deixa-la tomando sol ou alguma coisa desse tipo? Desde ja mto obrigada, tomara que me aponte alguma solucao... Por favor e obrigada.

    ResponderExcluir
  11. opa, dê uma conferida neste link

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070706175125AAtdYU4

    ResponderExcluir
  12. Kenji...eu não compreendi muito bem essa parte:

    Por exemplo, baseando-se em A = 442hz em uma gaita em C com um afinador eletrônico, temos o orifícios 1 soprado = C, sendo que este ficaria como C = 0 (ou seja, o ponteiro do afinador estando em 0 justo), o 2 soprado E = -15 (o ponteiro do afinador com uma ligeira queda pra esquerda, o tom um pouco abaixo), o 3 soprado G = 0 (novamente o ponteiro do afinador justo) e assim sucessivamente monta-se a afinação baseando-se em oitavar a gaita para não haver diferença. No caso aspirado a queda de freqüência já parte para o 3 aspirado (B=-10).

    Isso que vc disse significa que se eu afinar a gaita em 442hz eu tenho que seguir essa regra que vc passou 1°casaC=0; 2°E=-15; 3°G=0 até a casa 10 soprada e dois apiradas 1°casa D=0 2°G=0 3°B=-10 sendo que somente a nota B tem que ter afinação diferente nas apiradas até a 10° casa?
    Aproveitando outra pergunta:
    E se eu afinar em 445hz ou 440hz, posso seguir a mesma regra pois a gaita ficara com um som excelente, ou vc aconcelharia a afinar todas com o ponteiro do afinador no 0?
    pois eu uso o programa aptuner vc aconcelharia a usar esse programa para afinar? pois eu instalei ele aqui e me parece bom, conhece bem as notas. Me ajude por favor

    ResponderExcluir
  13. repassei sua dúvida pro jr blues, que foi quem escreveu este artigo

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Kenji!
    Olharei o blog amanhã novamente.

    ResponderExcluir
  15. Isso que vc disse significa que se eu afinar a gaita em 442hz eu tenho que seguir essa regra que vc passou 1°casaC=0; 2°E=-15; 3°G=0 até a casa 10 soprada e dois apiradas 1°casa D=0 2°G=0 3°B=-10 sendo que somente a nota B tem que ter afinação diferente nas apiradas até a 10° casa?Fala fera!A referencia que eu dou a esses orifícios, significam que os demais voce tem que acompanhar a afinação oitavando as notas (1-4, 2-8, 3-6, 4-7,5-8,6-9, 7-10, no caso das sopradas e 1-4, 3-7, 4-8, 5-9, 6-10, no caso das aspiradas.A pressao de sopro nos orificios mais agudos mudam muito e isso pode ocasionar uma oscilação de som caso voce siga a risca a afinação da 1ª oitava se baseando no afinador.Aproveitando outra pergunta:
    E se eu afinar em 445hz ou 440hz, posso seguir a mesma regra pois a gaita ficara com um som excelente, ou vc aconcelharia a afinar todas com o ponteiro do afinador no 0?
    pois eu uso o programa aptuner vc aconcelharia a usar esse programa para afinar? pois eu instalei ele aqui e me parece bom, conhece bem as notas. Me ajude por favor
    A frequencia voce pode alterar e seguir a mesma regra. O que temos de tomar cuidado é se nos nao estaremos impondo o som da gaita com os demais instrumentos se afinarmos em uma frequencia mais alta. A Guitarra, por exemplo, tem afinação baseada em A=440hz; a indicação de A=442hz para a gaita é que quando tocamos, normalmente se bemoliza a nota e provavelmente ela chegara a A=440 e ai voce nao "abafará" o som da gaita. Se voce afinar em uma frequencia muito alta, ela se distoará dos outros instrumentos. O APTurner é um excelente programa, so que voce tem que usálo como microfone afastado que qualquer aparelho eletronico que gere campo eletromagnetico, como por exemplo estabilizadores ou filtros de linha. A influencia desses aparelhos podem gerar interferencia.Um abraço e qualquer duvida, pode perguntar.

    junior_blues@hotmail.com

    Jr.Blues

    ResponderExcluir
  16. Jr.Blues obrigado pela resposta, foi bem esclarecedor. Valeu cara!

    ResponderExcluir
  17. EDMAR DE IGUATAMA MG


    o junior eu queria saber a minha gaita esta falhando 3 casa a minha é hering harmonica C.e eu queria aprender a consertala e não tenho o aparelho não tem augun problema .si estiver mim passa por favor

    muito obrigado!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. edmar, vc tem que entrar em contato direto com o jr (nos comentários eu coloquei email e telefone dele)

    ResponderExcluir
  19. No Rio tem um grande lutier de gaitas Temistocles 27020348.Afina,muda o tom,troca paleta. Cromatica ,diatonica, gaita baixo ,e scaletas,etc.....Excelente musico.

    ResponderExcluir
  20. No Rio tem um grande lutier de gaitas Temistocles 27020348.Afina,muda o tom,troca paleta. Cromatica ,diatonica, gaita baixo , escaletas,etc.....Excelente musico.

    ResponderExcluir
  21. Afinação de gaitas Em Santa Catarina em recomento o Edson Gonçalves. Ele faz afinação para diversos grupos musicais, deixou minha gaita impecável. Acho que o contato é 48 8415-1936 em Florianópolis - SC.

    ResponderExcluir
  22. Galera, acho que há alguns enganos neste texto, sou luthier também,e toco há mais de 20 anos.
    Quando falamos de temperamento estamos falando da relação de desvio dos decibéis para o grau zero de uma nota que na guitarra ou no piano, corresponde inicialmente ao A 440Hz.
    A gaita golden melody é afinada no temperamento 12-TET (do inglês, TWELVE-TONE EQUAL TEMPERAMENT), e não justo como escrito no tópico.
    O temperamento equal, leva em consideração a MESMA frequência padronizada nas notas em relação ao seu zero, logo os acordes nao soam tão bem e por isso ela é chamada golden MELODY (feita pra ser tocada como melódico) pois os dbs são calculados de forma que o instrumento seja mais expressivo quando tocado em escalas do que quando tocado em acordes. Caso das gaitas com temperamento justo, que valorizam os desvios de dbs de forma a dar mais expressão nos acordes e são mais utilizadas para auto acompanhamento, tongue blockers...
    Hoje em dia a maioria das fabricas tem usado o temperamento chamado compromised (comprometido), que trabalha conjugando os dois casos de temperamento acima, sendo bem harmonico sem perder expressão no lado melódico.
    http://www.hohnerusa.com/index.php?1877
    abraços...
    Marco

    ResponderExcluir
  23. oi Marco

    este blog é um espaço aberto a todos. Se vc quiser mandar um post sobre o assunto, teremos o maior prazer em publicá-lo!

    abraço

    Kenji

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito da explicação, tenho afinado as minhas gaitas acredito que de forma justa, não sabia destes detalhes.
    Estou aprendendo gaita pela internet - Através dos Fóruns e do Aprenda Gaita da Bends - Melk Rocha, tenho aprendido bastante.
    Vocês indicariam algum professor aqui no Rio de Janeiro, pois tem algumas situações na ora de tocar que tenho dúvidas.

    Jairus Lopes
    São Gonçalo - RJ
    digiscan@ig.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!! Muito boa sua explicação.. parabéns!
    vc conhece alguém que afina gaitas em campo grande (MS) ??
    mto obrigado!

    ResponderExcluir
  26. nossa muito boa explicação tava com duas palhetas afastadas da placa e eu não sabia oq fazer obrigado....

    ResponderExcluir
  27. Alguém poderia, por favor, me informar um bom afinador de gaita, em brasília? Comecei a um tempo, me apaixonei... Mas prefiro que um profissional afine a minha gaita rsrs. Agradeço.

    ResponderExcluir
  28. Alguém poderia, por favor, me indicar um bom afinador de gaita em brasília? Comecei a tocar a um tempo, mas prefiro que um profissional afine. Agradeço.

    ResponderExcluir