quarta-feira, 12 de outubro de 2005

"Gone Solo", de Madcat, faixa-a-faixa

[publicado no Portal Gaita-BH em Janeiro de 2003]

O disco foi gravado ao vivo no Blind Pig em Ann Arbor, Michigan, na década de 80. A gravação captura a energia e a sutileza do show solo do Madcat. O cara detona no violão, na gaita e na voz. O cara é um monstro!!!! Vale ressaltar e lembrar que nas músicas em que ele toca violão ele toca com suporte. Se você já tocou com suporte você sabe que não é brincadeira. O troço escorrega pro lado, você vai atrás ele escorrega pro outro, a embocadura não pega direito, não dá pra timbrar, é um saco! Os únicos caras que eu já vi com timbre parecido no suporte são o John Hammond e o Pedro Kokaev (daqui de BH). Tentem tocar no suporte pra vocês verem que beleza!!! Como se não bastasse, ele prefere as gaitas agudas, que eu acho muito mais difícil de timbrar.
A voz dele é um pouco aguda, mas tudo bem, ele canta muito bem. O problema é que o disco está um pouco fora do diapasão, porque ele foi "xerocado" de LP, mas eu vou tentar chutar os tons.

1 - Sweet Home Chicago (E - Gaita em A)

Clássico. Tradicional. A terra prometida. Ele já começa destruindo com um lance bem tradicional. Reparem o típico fluxo 2ª pos., 1ª pos. e 3ª pos. (I, IV, V). Riff de Elmore James na gaita e tal. Reparem também no último vibrato no final da música (com suporte)

2 - Baby Changed the Lock (G - Gaita em D)

Nervoso. Vibrato de mão no 4 e 5 aspirados. Clara influência do Sonny Terry pra fazer os "uhs" e "tchucas". Riffs muito rápidos. Essa música é bem engraçada, o cara saiu de casa, demora, e quando ele volta a mulher trocou a chave de casa e tá com outro cara na casa. Se for verdade é meio triste. J

3 - Bad Lucky Blues (Bb - Gaita em Eb)

Do Sonny Terry. Impressionante..... Sempre com o pé marcando o tempo.

4 - Catfish Blues (F - Gaita em Bb)

De novo o sujeito com o diabo do suporte

5 - Fishin' Blues (Db - Gaita em F#)

Essa também é das antigas, mas ele deu uma acelerada nela, tem uma versão mais tradicional num disco do Taj Mahal e num do Del Junco. O impressionante aqui é que a gaita soa como um violino "redneck", tipo família buscapé (lembrando, que sempre no suporte). Na música ele diz algo do tipo: se você for pescar e sua mulher for junto ela vai pegar mais peixe que você, sempre. Já existia a lei de Murphy naqueles tempos.

6 - Shortnin' Bread Revisited (E, C, D - Gaitas em A, F, G­, A­)

Essa música, pra mim, é a prova de que o Madcat é louco, completamente pirado. Com tchucas e trinados de língua ele dá uma detonada. Ele usa 4 gaitas e vai alternando entre elas fazendo os "tchucas" e "uhs".

7 - Boom Juke (E - Gaita em A)

Distorção... Psicodélica... anos 80... e tal... impressionante..... Sem comentários....

8 - Too Late (G - Gaita em C)

De novo, gaita, pé e "uhs". Faz uma subidinha padrão, muito rápida, se alguém puder tabular pra mim eu agradeço.

9 - St. James Infirmary Blues (A - Gaita em D)

Essa é uma das minhas preferidas. A primeira frase tem um timbrão de sax, e assim segue.

10 - Help Me (E - Gaita em D)

Um clássico. Impressionante cadenciazinha que ele faz no início caindo em EM e aí, dá uma guinada na melodia pra Em.

11 - It Hurts me Too (G - Gaita em C)

Mais uma solo de gaita. Ele faz as perguntas e as respostas na gaita e ainda faz um vocal, meio maluco de novo. O finalzinho é muito massa.... ele fala "it hurts me (fliu)". O too é com a gaita.... mó barato....

12 - Nobody Knows You When You Are Down And Out (D - Gaita em G)

Outro clássico. Aí da pra sacar mesmo que os bends dele são muito justos. Ele segura o 2a (meio bend) passando pelo 3a (2° bend). Segura o tema todo. Se você quiser treinar bends e vibratos, pega uma gaita em G.

13 - Sonny Terry meets Jimmy Hendrix (A - Gaita em D)

Sem noção…..

14 - Rollin' and Tumblin' (A - Gaita em D)

Outro clássico e outro solo de gaita e pé!!J Nunca ví "thucas" assim. O pessoal faz parecido, mas não com mesma desenvoltura. Ainda mais com a distorção... Ficou bom pacas....

Em algumas faixas eu acho que ele toca acompanhado, pois não há como fazer uáuá de mão tocando violão (1 e 12).

Mas mesmo assim:

Miserável!!!

Espero um dia chegar lá....

Osmar

Osmar participa do Gaita-BH desde a criação da lista. Vive perseguindo o blues a vida toda, resistindo bravamente ao cansaço, à fadiga e ao álcool para assistir até a última gota das jam sessions dos shows de blues que atravessam a madrugada. Tem o famoso "timbrão", mas ainda não está satisfeito porque ainda não consegue tocar igualzinho ao Carlos Del Junco. Pode levar anos e custar uma fortuna, mas por que não tentar? Go Speed Go!


Site oficial do Madcat

Para adquirir as músicas deste vinil do Madcat, só conheço 3 maneiras

1. tentar encomendar com o próprio Madcat

Beancake Records
P.O. Box 4211
Ann Arbor, MI 48106
fax: 313-761-1616
Email madcat@madcatmusic.com

2. comprar no Chico Blues

3. pegar emprestado com alguém do Gaita-BH. Ficar escondido na sua concha aí é que não dá! ;-)

Um comentário:

  1. Amigos do Blues, alguém tem como me emprestar o disco Gone Solo, do Peter MadCat? Pode ser uma imagem do cd, sem problemas, meu e-mail é pedrobrasileiro@gmail.com

    Valeu galera!!!!

    ResponderExcluir