quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Portal Gaita-BH entrevista Rodrigo Morenno

[publicado no Portal Gaita-BH em Outubro de 2004]

A entrevista desta edição é com Rodrigo Morenno, um dos articuladores do Gaita-BS, a comunidade gaitística da Baixada Santista, um dos organizadores do evento de lançamento do CD do Gaita-L deste ano. A entrevista foi feita pelo ICQ.

Gaita-BH: como começou o gaita-bs?

Rodrigo Morenno: Eu resolvi fazer aqui em casa, no meu niver um BBB ( barbecue beer e blues). A Lu Vaz já se adiantou e convidou o Paulinho p/ a festa, e tb convidei entre outros amigos meu ex- professor de gaita josé carlos. Neste dia 22/07/2001 eu criei a lista de e-mails no grupo e no BBB já rolou Aquele Blues

Gaita-BH: mas então vc já conhecia um pessoal que já curtia blues

Rodrigo Morenno: Muito poucos, mas já conhecia alguns.

Gaita-BH: e quem era gaitista?

Rodrigo Morenno: Gaitista conhecia somente o Prof Zé Carlos e Paulinho. Eu já tinha gaita há 1 ano e meio. A lista na net ficou algum tempo somente com 3 integrantes : Eu, Paulinho e Lu Vaz, e foi entrando gente, o grupo tomou força em janeiro de 2002 com o primeiro encontro do Gaita-BS, onde conhecemos o gaitista santista Renato Yervant e a presença e a grande presença do Ivan Márcio (Prado Blues Band).

Gaita-BH: quem bolou o primeiro encontro? onde foi, o que teve?

Rodrigo Morenno: Quem teve a iniciativa acho q fui eu (festeiro), mas sempre com o agito da LuVaz e Paulinho. O primeiro encontro foi no solário do meu prédio, levamos alguns comes e muitos bebes :), Além dos já citados também estiveram presentes amigos, namoradas e outros músicos. 15 pessoas mais ou menos. A festa tava tão boa q saímos do solário(devido a restrição de horário) meia-noite e fomos tocar na praia até de madrugada!!!! Em janeiro deste mesmo ano(2002) fomos algumas vezes aos shows do Ivan Márcio no Renegados moto bar em Praia Grande. Onde estiveram presentes outros gaitistas e amigos. Rolaram canjas etc.

Gaita-BH: como que rola os esquemas dos shows e dos bares? tem redutos do blues em santos? quais são as bandas que rolam aí?


Rodrigo Morenno: Tem muito poucas bandas de blues em santos (baixada santista), Profissional mesmo desconheço. A los mocambos e Prado são de São Paulo. Casas de Blues não temos nenhuma específica, mas o Radio City Café é a mais segmentada. Várias casas nos recebem bem, onde já rolaram alguns shows e encontros.

Gaita-BH: quais casas, quais shows e quais encontros? ;-)

Rodrigo Morenno: Seguindo a cronologia queria destacar que em março de 2002 teve o Gaita Fest, aqui no salão do meu prédio mesmo, e contamos com a presença do kiko Ribeiro, vicente (sp) e nada mais nanda menos que o Mestre Ulysses Cazallas, foi um encontro menos Blues e muito musical, mas tb tinha muiiiiiita cerveja :)

Gaita-BH: sem cerveja não tem jeito ;-)

Rodrigo Morenno: Vamos lá Renegados moto bar em Praia Grande, já recebeu Ivan Márcio e banda zoonose e outros shows do Paulinho. Também sempre comparecemos ao Bar do Sesc em Santos, que as quintas feiras tem o projeto Sol Maior, que já trouxe de Sugar Blue, Flavio guimarãoes, nasi, sergio duarte, jj jackson entre outros. Também compareciamos no bar Barão do Café, onde paulinho tocava com a banda da casa ( onde o conhecemos). Encontros e Shows no Moto stories em Santos. Encontro no Latitude 23, bar do sírio. NOSSA qta festa e como bebemos hein!!! Em julho de 2002 já bolamos o primeiro BBF. A princípio eu queria novamente fazer meu aniversário só que numa casa para levar uma banda... porém Paulinho e Luciana Vaz encrementaram a idéia, o grupo já devia ter uns 30, ela e muita gente ajudou a lotar o piano bar do sírio libanês (250 pessoas), sem contar dezenas que dispensamos pela lotação. Destaque para o link na TV Tribuna(globo) que a maravilhosa Lu Vaz descolou. Show das Bandas Birinigt Blues (paulinho) Prado Blues Band, além da apresentação das duplas Jose Carlos(violão e voz) e Renato Yervant(gaita) e a inusitada abertura com música barroca: Marget no violino e Heleno Galante na cromática.

Gaita-BH: o pessoal tem algum ponto de encontro, dia, fixo, com o qual regularmente se encontram?


Rodrigo Morenno: não temos point nem dia fixo, os encontros ocorrem de agito, no máximo a cada 3 meses.

Gaita-BH: acho que vou deixar vc seguir a cronologia... julho de 2002, primeiro BBF (baixada blues festival?). e depois...


Rodrigo Morenno: Não tenho essa memória toda, é que estou seguindo as fotos :) Antes do primeiro BBF fomos a tudo qto é show para já divulgarmos nosso primeiro evento. Já tinhamos a camisa com alogo criada por Paulinho e página na net que eu fiz.

Gaita-BH: como era a divulgação de vcs? vcs iam a shows de blues e faziam no boca-boca mesmo?


Rodrigo Morenno: Neste primeiro BBF estiveram presentes Chico Blues, Xixa Blues, Dalton, Semmler(se não em engano), Bresslau, bom uma boa turminha de gaitistas de SP e interior. A divulgação foi na raça, boca a boca, panfletos. O grande destaque em divulgação é a Lu Vaz que conseguiu notas em jornais programas de TV. Ainda não fizemos um workshop(apesar da intenção), sempre rola mil canjas nos encontros e eventos.

Gaita-BH: e como funciona a dinâmica do gaita-bs? tem um núcleo, uma diretoria? o pessoal se sente à vontade quando entra no gaita-bs?

Rodrigo Morenno: Após o primeiro BBF a lista pela net cresceu bastante e em dezembro de 2002 fizemos um encontro no bar Latitude 23, com a presença de umas 30 pessoas, Ivan márcio no palco, V8 Blues Band do gaitista Beto Rabelo(guarujá) além de mil canjas. O pessoal tem liberdade total, aceitamos que falem de assuntos pessoais na lista, nunca precisei pedir p/ evitar algum tipo de assunto, mas quem lidera os agitos são os fundadores eu, Paulinho e Lu Vaz. È uma coisa que tento evitar, quero que todos tomem iniciativa, também não quero que o grupo fique somente restrito ao povo da baixada, o bom é como ocorre hj que tem muita gente de todo brasil presente. Gaita-BS é mais uma família, mais amizade, diferente do Gaita-L que até devido ao seu tamanho é super específico.

Gaita-BH: vc falou de bandas não profissionais. o legal do espaço do site do gaita-bh é justamente dar uma força para quem ainda não entrou no circuito. quais são as bandas de blues ou trabalhos que abrigam os gaitistas do gaita-bs, ou que simplesmente o pessoal gosta de ir?

Rodrigo Morenno: Bom, temos uma turma do guarujá que de formação em formação hj está assim, Caverna Bluseira(sem gaitista) Banda do Beto Rabelo (gaitista) e já ouvi comentar de mais uma banda por lá, em santos de blues, pasme... conheço somente a Dr Blues e os enfermos (paulinho ), eu dou canjas com uma banda de rock Banda Delider, existe um grupo de gaitistas de cromática (que nunca ouvi). Todo show que vou, sempre encontro um cara novo com gaita. Costumamos ir ao radio City café que traz boa música e onde o paulinho agitou o projeto sexta blues que durou 2 meses e trouxe a santos melk rocha, los mocambos, prado, caverna bluseira al´me da sua banda Dr. Blues ( o projeto sexta blues ocorreu em março e abril deste ano). Bar do Sesc também traz bons shows nas quintas feiras com o projeto sol maior e também prestigiamos os shows em SP, geralmente no MR. BLues. Em 02 de agosto de 2003 fizemos o segundo BBF que levou 7 Bandas de Blues e foi realizado no salão do clube sírio libanês, lotou é claro :) Prado Blues band fez o show de lançamento do primeiro Cd de jump Blues do Brasil e encerrou o evento, que desta vez se iniciou com Heleno Galante dando uma palestra musical super sapiente sobre gaitas, tipos e sons... a festa seguiu com a banda do Xixa Blues que despencou de bragança paulista p/ cá, A twice blues, com Jose Carlos no violão e voz e Renato Yervant na gaita, V8 Blues band com Beto Rabelo e Paulinho e destaque para o trio do Melk rocha que mandou muito! mais de 400 pessoas com certeza, é um salão enorme porém não tinha mais onde sentar. BBF2 (2003) também teve exposição de fotos do gaita-bs e o artista plástico Serginho Keierme de Registro(vale do ribeira, sul do estado) expondo suas obras e fazendo-as na hora, espatulados somente sobre o tema música ! BBF2 teve som de melhor qualidade, melhor espaço e nehuma confusão. Tivemso apoio da Fega empresa de segurança, gaitas Kashima, Supritec copiadoras (minha) além de todo apoio da imprensa.

Gaita-BH: gaitas kashima?????


Rodrigo Morenno: São importadas pela casio iguais as jambone e outra chinesas. Entre bbf2 e bbf3 (2004) rolou o projeto sexta blues no radio city café conforme comentei, BBF 3 foi no mesmo local, tão cheio qto. As apresentações começaram com Heleno Galante com mais uma palestra musical sobre a origem do blues que encerrou com o hino nacional na diatônica, q arrancou muitos aplausos. seguiu a festa com a Twice Blues Zé Carlos e Renato Yervant, Melk Rocha e dupla, Dr Blues e os Enfermos e encerrou com a Los Mocambos, de final ainda rolou uma canja da banda de rock clássico Delider, onde toco às vezes.

Gaita-BH: e hoje em dia como está a situação do gaita-bs? por exemplo, uma coisa legal do gaita-bh foi que quando começou, muita gente tava começando tb, e a gente pôde ir vendo o pessoal evoluir, procurar canjas, espaços, bandas e todo mundo meio que se ajudou de alguma forma. isso rola no gaita-bs tb?


Rodrigo Morenno: Gaita-BS hoje tem uns 90 membros na lista, chegamos a torcar mais de 150 emails por mês, é o segundo maior grupo virtual do Brasil. Agregamos diversos amigos q não são músicos, músicos de outros instrumentos, moto clubes, namoradas, curiosos etc. As maiores realizações são os BBF´s, eu pessoalmente procuro sempre resgatar o espírito de familia e amizade, realizei recentemente um churrasco que vc pode conferir fotos e mp3´s na net. Todo mundo se motiva e aprende muito a tocar, Twice Blues gravou Cd, Dr blues também, a Prado Brothers virou Prado Blues Band e tb gravou o seu, todo mundo aprende uma técnica nova com o outro, trocamos cd´s e informações. Posso destacar o Xandão como grande estudioso da Turma, que evoluiu muito e é hj um dos líderes e maior interessado no estudo. Volta e meia pinta uma máteira em jornal, site, acredito que a divulgação em mídia conseguida pela Lu VAz é impressionante, e vale destacar que apesar dela gostar muiiiito e ter gaita, não toca :) Como eu que agito agito e nunca estudo, apesar dos 4 anos com gaita no bolso ainda sou um iniciante básico no estudo.

Gaita-BH: o que o pessoal do gaita-bs está tramando para o resto de 2004 e 2005? ;-)


Rodrigo Morenno: 2004 após o BBF 3 e o último churrasco, esperamos concentrar forças no evento de fim de ano (tomara q seja o lançamento do CD)

Gaita-BH: alguma mensagem que vc gostaria de passar pro pessoal que for ler esta entrevista?

Rodrigo Morenno: Está em nossos planos um evento Gospel, um evento de gaita, sem Blues, até uma apresentação de músicas de natal... porém são só idéias. 2005, pretendo realizar os reuniões a cad 2, 3 meses pq é onde a turma conversa, toca à vontade, onde surge as amizades. Quem sabe um BBF4 em novos moldes, mais viável financeiramente. Olha kenji pessoalmente p/ vc gostaria de dizer que considero o gaita-bs a maior realização empreendedora da minha vida. para a turma que ler a entrevista gostaria de destacar que nós somos capazes de realizar muito, temos que ter iniciativa, acreditar, assumir os riscos, sempre com intenções virtuosas, baseadas nos valores nobres de amizade e união, estudar, tocar e compartilhar oq sabe. viajei :)

Gaita-BH: viajou nada. eu que vou viajar pra santos no fim do ano ;-)

O Portal Gaita-BH agradece a colaboração de Rodrigo Morenno e lembra que estamos providenciando o evento de lançamento do CD do Gaita-L 2004 na Baixada Santista em Dezembro deste ano. Aguardem!

Um comentário:

  1. Meu nome é Daniel, e eu sempre quis tocar gaita, só q o eu problema é q eu não acho professor para isso
    Gostaria de saber se alguem sabe de professores na baixada santista
    meu e-mail é: daniel_blazeque@hotmail.com
    Agradeço

    ResponderExcluir